Pesquisas mostram entusiasmo crescente dos democratas com as eleições nos EUA

Duas novas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (14) mostram um entusiasmo crescente dos democratas em relação às eleições presidenciais nos Estados Unidos deste ano, ajudando a diminuir a lacuna de entusiasmo partidário que existia no início deste ano, quando a disputa foi entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump.

Em uma nova pesquisa da Universidade de Monmouth, 85% dos eleitores democratas registrados dizem estar entusiasmados com a corrida entre Trump e a vice-presidente Kamala Harris, contra apenas 46% que disseram em junho estar entusiasmados com uma revanche Trump-Biden.

O entusiasmo dos eleitores republicanos pelo confronto atual é de 71%, inalterado em relação aos seus sentimentos sobre a disputa Biden-Trump em junho. Apenas 8% dos eleitores registrados são agora os chamados “odiadores duplos”, com impressões negativas tanto de Trump como de Harris, conclui a pesquisa – em contraste, 17% têm atualmente opiniões negativas tanto de Trump como de Biden.

Já em uma nova pesquisa AP-NORC, 63% dos adultos democratas e com tendências democratas dizem que ficariam entusiasmados se Harris fosse eleita presidente, em comparação com 57% dos adultos alinhados com os republicanos que dizem o mesmo sobre Trump. Em março, apenas 40% dos americanos alinhados aos democratas disseram que ficariam entusiasmados com a vitória de Biden.

A pesquisa AP-NORC conclui que, quando solicitados a comparar os dois candidatos, os americanos veem Kamala como alguém mais comprometida com a democracia do que Trump (48% a 28%), mais disciplinada (47% a 28%), mais honesta (43% a 24), com uma visão certa para o país (42% a 35%) e mais comprometida com pessoas como eles (42% a 30%). As opiniões são mais dividas sobre qual candidato é mais capaz de lidar com uma crise (41% dizem que Harris; 38%, Trump) e qual é um líder forte (40% dizem Trump; 37%, Harris).

Na pesquisa AP-NORC, Harris é mais confiável que Trump para lidar com a política sobre o aborto (51% dizem que confiam nela para lidar melhor com a questão, contra 27% que dizem que confiam mais em Trump), questões relacionadas à raça e igualdade racial (51 % a 26%) e cuidados de saúde (46% a 31%). Por outro lado, Trump é considerado mais confiável que Kamala para lidar com a economia (45%, Trump; 38%, Harris), imigração (46% a 36%) e a guerra em Gaza (36% a 31%).

Os americanos estão igualmente divididos sobre se Trump ou Kamala lidariam melhor com o crime ou com a guerra na Ucrânia. As pesquisas recentes variaram nas avaliações relativas dos eleitores sobre Harris e Trump para lidar com a economia, embora várias mostrem que Harris está ganhando terreno contra Trump em relação à posição de Biden sobre a questão.

Nem a pesquisa Monmouth nem a AP-NORC testam diretamente uma competição entre Harris e Trump. A sondagem de Monmouth coloca uma série de questões separadas sobre a probabilidade de os eleitores votarem em cada candidato, o que não deve ser combinado ou tratado como uma disputa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisas mostram entusiasmo crescente dos democratas com as eleições nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.