É #FAKE que vídeo mostre ressaca levando ondas até prédios no Rio


O vídeo, na verdade, é de novembro de 2023, quando também houve uma ressaca na cidade. Nesta quarta, pistas foram invadidas pela água no Leblon, na Zona Sul. É #FAKE que vídeo mostre ressaca levando ondas até prédios no Rio
Montagem/g1
Circulou nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra fortes ondas chegando até os prédios na orla da praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, durante a ressaca que atingiu o litoral da cidade nesta semana. É #FAKE.
selo fake
g1
Uma busca reversa de imagens no Google revelou que o vídeo, na verdade, é de novembro de 2023, quando também houve uma ressaca na cidade e que foi noticiada pelo g1.
Na época, uma combinação de fatores, incluindo um ciclone no mar, fez com que as ondas invadissem o calçadão e chegassem até as pistas das avenidas próximas.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
O vídeo de novembro voltou a circular em razão da ressaca que aconteceu nesta semana e também deixou estragos: a água invadiu a pista em frente à praia no Leblon. A pista ficou interditada para o trabalho da Comlurb.
Na segunda-feira (12), a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro. O aviso começou a valer às 6h de segunda e se encerrará às 21h desta quarta (14).
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.