Secretaria de Saúde confirma dois casos de Febre Oropouche em gestantes no Vale do Aço


Crianças nasceram saudáveis e assintomáticas e seguem em acompanhamento médico. Febre Oropouche
Divulgação/Sesab
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), comunicou nesta quarta-feira (14), que dois casos de Febre Oropouche em gestantes foram confirmados no Vale do Aço. As notificações foram feitas no mês de abril.
Segundo a secretaria, as crianças nasceram bem, assintomáticas e mantêm acompanhamento ambulatorial com a equipe de saúde local.
As mulheres são residentes da Unidade Regional de Saúde (URS) de Coronel Fabriciano.
Crescem casos confirmados de Febre Oropouche no Vale do Aço; Joanésia é a cidade com mais registros; em oito dias, números aumentaram 220%
Até o momento, não foi registrado nenhum caso de microcefalia associado à transmissão vertical da Febre Oropouche em Minas Gerais.
Minas Gerais tem 191 casos confirmados da febre atualmente, sendo 188 deles em pacientes residentes na URS Coronel Fabriciano.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
As primeiras quatro amostras detectáveis para o agravo foram identificadas em maio de 2024, pelo Lacen, e ocorreram nos municípios de Ipatinga, Gonzaga e Congonhas.
Vale do Aço é a região de Minas Gerais com mais casos de Febre Oropouche; números saltaram de 3 para 78 em quase dois meses
A SES-MG informou ainda que em 12 de agosto de 2024, foi publicada nota técnica anexa, elaborada pela Coordenação Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (Celp), em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs– Minas), a Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (Cevarb) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais – Fundação Ezequiel Dias (Lacen-MG/Funed), que estabelece fluxo para a vigilância laboratorial de gestantes com suspeita de arbovirose no estado de Minas Gerais.
A ação tem como objetivo monitorar e identificar prontamente fetos e recém-nascidos em risco de transmissão vertical de arboviroses, incluindo a Febre Oropouche.
Vídeos do Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.