Ranking do Ideb coloca Paraná com melhor educação do Brasil

Ranking do Ideb coloca Paraná com melhor educação do Brasil

Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Números que colocam o estado com a melhor educação do Brasil nos ensinos fundamental e médio.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. O resultado inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3. Apenas na rede estadual a nota do Ensino Médio do Paraná é de 4,7, muito próxima à de Goiás, com 4,8.

Houve uma evolução de 0,1 em relação ao ranking de 2021. Nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.

O Paraná também lidera a classificação de rede pública nessa faixa etária, com 5,4, acima de Ceará e Goiás. O resultado foi comemorado pelo governador Ratinho Junior.

Criado em 2007 pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações aplicadas pelo Inep em larga escala que permite traçar diagnósticos sobre a educação brasileira.

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.