É #FAKE que piloto de avião que caiu em Vinhedo pediu para pousar no Aeroporto de Viracopos


Empresa responsável pela navegação aérea em Viracopos, a NAV Brasil, informou que a torre de controle não foi contatada pelos tripulantes da aeronave ATR-72 na sexta-feira (9). É #FAKE que piloto de avião que caiu em Vinhedo pediu para pousar no Aeroporto de Viracopos
Montagem g1
Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que o piloto do avião — que caiu em Vinhedo e provocou a morte de 62 pessoas — teria pedido autorização para pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. O pedido teria sido negado pela torre de controle. É #FAKE.
selo fake
g1
Uma das postagens enganosas exibe o trajeto da aeronave envolvida no acidente na plataforma Flightradar24, que exibe o tráfego aéreo em tempo real, acompanhada do texto: “Acabei que descobrir que os pilotos do vôo VOEPASS 2283 pediu autorização de pouso no aeroporto de Viracopos, e a torre de Viracopos recusou a autorização, se a torre aceitasse a autorização, a história não ia acabar tragicamente, mas infelizmente terminou tragicamente”.
Áudios atribuídos a pilotos de avião também são compartilhados no WhatsApp, disseminando as seguintes informações falsas: “O piloto pediu para descer e o controle não autorizou, alertou sobre o problema de gelo e não foi autorizado. Está no nosso grupo dos pilotos. Está tudo explicando. Foi gelo”.
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No mesmo dia do acidente, na sexta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia Voepass Linhas Aéreas, não reportou emergência. O voo com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
“O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22”, afirma o comunicado da FAB.
Diferente do conteúdo compartilhado nas redes sociais, a NAV Brasil, empresa responsável pela navegação aérea no Aeroporto de Viracopos, disse ao Fato ou Fake que a torre de controle “não foi contatada pelos tripulantes da aeronave ATR-72 acidentada em 09 de agosto de 2024”.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também confirmou que não houve pedido de urgência à torre de controle, conforme as informações da NAV Brasil.
Investigação
As causas do acidente que matou 62 pessoas são investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão que pertence a FAB.
O Cenipa é responsável pela análise dos dados das caixas-pretas, onde estão gravados diálogos e sons da cabine, além de possíveis alarmes sonoros e conversas entre pilotos e com o controle do espaço aéreo.
A Polícia Civil e a Polícia Federal também investigam a tragédia no âmbito criminal. Dois inquéritos foram abertos. Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave.
A formação de gelo sobre as asas é uma das hipóteses analisada para a queda do turboélice ATR-72, mas especialistas são unânimes em afirmar que não existe um fator único que cause um acidente.
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