Paraná aumenta nota nos anos iniciais do ensino fundamental no Ideb, diz MEC


Estado não atingiu metas para os anos finais do fundamental e ensino médio, segundo o levantamento. MEC diz que Paraná melhorou nota nos anos iniciais do fundamental no Ideb
Jaelson Lucas/Arquivo AEN
O Paraná aumentou a pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.
O resultado do levantamento feito em 2023 foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o balanço, o estado teve 6,7 pontos nos primeiros anos do fundamental, um avanço de 0,1 ponto do que a meta estabelecida para o Paraná no primeiro ciclo do Ideb, entre 2007 e 2021.
Nos anos finais do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, o Paraná alcançou 5,5 pontos, um aumento também de 0,1 ponto em comparação ao último levantamento, feito em 2021.
No ensino médio, a nota do estado subiu de 4,8 em 2021 para 4,9 no Ideb de 2023. Apesar da pontuação ter aumentado nestas duas fases de ensino, os índices obtidos ficaram abaixo das metas projetadas.
Leia também:
Vídeo: Névoa e geada tomam conta do Jardim Botânico de Curitiba
Decisão: STJ anula júri que absolveu 13 PMs acusados de matar cinco suspeitos de furtar carro
‘A vida é curta pra deixar pra depois’: Mensagem de nutricionista que morreu em queda de avião marca velório
No Brasil
De acordo com o Ministério da Educação, o país alcançou 6 pontos nos anos iniciais do fundamental, atingindo a meta definida pelo governo federal.
O cenário foi diferente para os anos finais do fundamental, onde o Brasil ficou com 5 pontos, e o ensino médio, com 4,3 pontos, ficando abaixo das metas estabelecidas para o Ideb nestas etapas, que eram de 5,5 e 5,2, respectivamente.
Como é feito o cálculo do Ideb
Criado em 2007, o Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações.
É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.