Bahia atinge metas do Ideb 2023 nos anos iniciais do fundamental, mas não consegue nos finais e no ensino médio


Indicador mede a qualidade da educação no Brasil, desde 2007, com metas para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, assim como também para cada unidade escolar. Bahia atinge metas do Ideb 2023 nos anos iniciais do fundamental, mas não consegue nos finais e no ensino médio.
Valter Pontes/Secom
A Bahia alcançou 5,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que representa um avanço de 0,3 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), entre 2007 e 2021.
Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Bahia registrou 4,2 pontos e no ensino médio, 3,9 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado nas duas etapas de ensino.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
Já Salvador, nos anos iniciais do ensino fundamental, teve nota 5,3, superando a meta prevista de 5,1. Nos anos finais, a rede municipal ganhou uma posição em relação às capitais do país, saindo da 19ª posição para o 18º lugar, ao alcançar a nota de 4,2.
LEIA TAMBÉM:
Cenário no Brasil: 9° ano do fundamental e 3º do ensino médio têm desempenho abaixo da meta de 2021
Ceará e Pernambuco com Ideb acima da média nacional: o que o Brasil pode aprender com esses estados para melhorar a educação
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, considerado o principal indicador de educação do Brasil, foram divulgados na quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil. O Indicador foi criado em 2007 com metas para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, assim como também para cada unidade escolar.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.