As primeiras projeções da apuração dos votos das eleições americanas indicam que a vice-presidente Kamala Harris pode estar enfrentando desafios em sua campanha para as primárias do Partido Democrata. A avaliação é do presidente da Ipsos, nos Estados Unidos, Clifford Young, em participação no WW nesta terça-feira (5).
De acordo com o presidente da Ipsos, os dados preliminares sugerem que Harris está com um desempenho inferior ao de Joe Biden em 2020.
“Nós estamos vendo nesse momento que a Harris está atrás de Biden por 6 a 8 pontos”, afirmou Young, ressaltando que ainda é cedo para conclusões definitivas.
Comparações com eleições anteriores
O analista explicou que a equipe da Ipsos está focada em comparar o desempenho atual dos candidatos com os resultados das eleições de 2020 e 2016.
“O tipo de análise que a Ipsos quer determinar neste momento é saber a que ponto a Harris ou o Trump está à frente ou atrás da contagem de 2020? Obviamente a gente já falou que é bem cedo para determinar, não dá para dizer, mas este é o nosso foco nesse momento”, esclareceu Young.
Apesar de utilizar as eleições anteriores como parâmetro, o presidente da Ipsos alertou sobre os riscos de se basear exclusivamente em benchmarks [indicadores] passados.
“Tem que tomar cuidado, porque tendo um benchmark é perigoso”, advertiu, citando mudanças demográficas em estados como a Flórida como exemplo de fatores que podem alterar significativamente o cenário eleitoral.
Expectativas e análises em andamento
Young ressaltou que o desempenho atual de Harris está dentro das expectativas dos analistas. “Ninguém tinha expectativa que Harris teria um desempenho igual a Biden, algo talvez entre 2020 e 2016. Pelo menos por enquanto, os dados mostram isso”, explicou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em WW: Presidente da Ipsos avalia primeiras projeções na apuração dos votos na eleição dos EUA no site CNN Brasil.