Parque Rio Branco é reaberto em Fortaleza após dois anos do anúncio de reforma; veja


Os frequentadores do parque reclamavam de diversos problemas estruturais e organizacionais do equipamento. O local reabriu nesta quinta-feira (15). Parque Rio Branco é reaberto com novidades ao público
Divulgação
O Parque Rio Branco, localizado no Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, foi reaberto nesta quinta-feira (15) após reforma. Os frequentadores do parque reclamavam de diversos problemas estruturais e organizacionais do equipamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O anúncio da reforma foi feito em 04 de junho de 2022, mas o prefeito José Sarto assinou a ordem de serviço para iniciar as obras em junho de 2023.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o espaço público recebeu praças, anfiteatro, academias ao ar livre e playgrounds.
LEIA TAMBÉM:
Ceará tem sete das dez cidades com maiores notas no fim do ensino fundamental do Brasil
Taxa de desocupação no Ceará tem queda e fica em 7,5%
Além disso, visando promover a cultura local, a área verde agora conta com galeria de exposição artísticas e um memorial apresentando a história do parque. A reforma teve investimento de R$ 8 milhões.
As intervenções foram realizadas pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
Divulgação
Problemas de estrutura
Frequentadores do Parque Rio Branco denunciam abandono e insegurança do local
O espaço é um importante refúgio verde na cidade, e foi criado em 1976. Em maio de 2022, uma reportagem da TV Verdes Mares, filiada da Rede Globo no Ceará, mostrou que os frequentadores do parque reclamavam de diversos problemas estruturais e organizacionais do equipamento. (Veja no vídeo acima).
O Parque Rio Branco está na área de influência de outros quatro bairros: São João do Tauape, Dionísio Torres, Bairro de Fátima e José Bonifácio, representando um espaço único para Fortaleza, com diferentes formas de uso e experiências, estreitando a relação entre os frequentadores e o ambiente.
A área pertence à Zona de Preservação Ambiental (ZPA I) de Fortaleza e é composta por flora predominante dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, e diferentes espécies de animais, entre aves, répteis e mamíferos.
Parque Urbano Rio Branco, em Fortaleza.
Kid Junior/SVM
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.