Museu ‘Estação de Memórias de Formiga’ é inaugurado e busca preservar a história


O espaço mostra as histórias que rodeiam a ferrovia desde a inauguração da estação na cidade, em 1905. O “Estação de Memórias de Formiga” é um espaço expositivo dedicado à memória ferroviária do município de Formiga
Secretaria de Cultura de Formiga/Divulgação
O museu “Estação de Memórias de Formiga” foi inaugurado nesta semana e tem o objetivo de preservar a memória ferroviária do município. O espaço, montado na Casa do Engenheiro, que é a sede da Secretaria de Cultura, também visa criar laços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O museu é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a VLI e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC).
O espaço mostra as histórias que rodeiam a ferrovia desde a inauguração da estação na cidade, em 1905. A ocupação do território antes da chegada do trem, a aceleração da urbanização, o trabalho dos ferroviários e a agitada vida cultural no entorno da Estação Ferroviária de Formiga são alguns dos temas abordados.
O novo espaço é dedicado à memória ferroviária do município de Formiga, visando contar as histórias da ferrovia desde sua inauguração em 1905. Como a ocupação do território antes da chegada do trem e aceleração da urbanização trazida pelos trilhos.
A expografia em Formiga, construída de forma colaborativa, incluiu a identificação de 292 fotografias, além de 15 objetos e documentos históricos.
Ao todo, foram realizadas 15 entrevistas em áudio e três oficinas colaborativas, que contaram com a participação de quase 60 voluntários.
O objetivo é contar as histórias que rodeiam a ferrovia desde a inauguração da estação na cidade, em 1905
Secretaria de Cultura de Formiga/Divulgação
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.