Polícia prende assaltante de ônibus em São Luís; homem também é suspeito de dar golpe do falso pix


De acordo com a polícia o homem foi condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de prisão, por ter praticado um assalto dentro de um ônibus no dia 7 de novembro de 2020 Polícia prende assaltante de ônibus, em São Luís
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na manhã desta quinta-feira (15), um homem, de 22 anos, acusado de cometer um crime de roubo contra um ônibus do transporte público, ocorrido no dia 7 de novembro de 2020, em São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com a polícia o homem foi condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de prisão, por ter praticado um assalto dentro de um ônibus que fazia a linha Calhau/Litorânea, durante o trajeto pela ponte José Sarney, no Bairro São Francisco.
Ainda segundo a polícia, o acusado também está sendo investigado pelo crime de estelionato, em que teria praticado uma fraude eletrônica. Recentemente, o suspeito encomendou várias refeições em uma lanchonete mediante pagamento falso de pix, o que causou prejuízo de mais de R$ 500 ao estabelecimento.
Uma equipe de policias civis se deslocou até a casa do alvo, no bairro Vila Funil, e cumpriu um mandado de prisão definitiva. No local, ao perceber a presença dos policias, o homem tentou se esconder debaixo de uma cama, mas foi capturado. Ele foi encaminhado para unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Confira dicas de como não cair em golpes com transferências via PIX
🤳 Atente-se aos QR Codes falsos. É possível fazer uma transferência ao escanear uma chave PIX, e não apenas ao digitá-la. Por isso, é preciso conferir se o valor e a conta destino estão corretos antes de realizar a transação.
🛜 Evite usar Wi-Fi público, disponível em shoppings e restaurantes. Mas, se precisar utilizar, nunca faça uma transação via PIX enquanto estiver conectado a uma rede pública.
💳 Use apenas site e aplicativo do banco. Criminosos costumam enviar links por e-mail, SMS ou WhatsApp para fazer outras pessoas abrirem sites falsos que capturam seus dados.
🔎 Evite revelar dados pessoais, como informações de conta e senha, pelo telefone.
💸 Desconfie de mensagens que prometem dinheiro fácil nas redes sociais ou no e-mail – como acontece no golpe do “bug” do PIX, que engana ao dizer que um erro no sistema faz usuários receberam mais do que enviaram para chaves aleatórias.
📱 Não faça o PIX antes de falar com a pessoa que pediu o dinheiro. Alguns golpes fazem a vítima acreditar que está falando com um parente ou amigo que está precisando de um empréstimo. Neste caso, o ideal é ligar para a pessoa ou falar com ela pessoalmente.
🔒 Ative a proteção dupla de serviços como WhatsApp. No aplicativo de mensagens, a opção permite criar uma senha que é solicitada quando alguém tentar registrar seu número em outro celular, o que impede golpistas de roubarem sua conta.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.