Quem roubou o queijo? Entenda ministério sobre sumiço de 22 toneladas de cheddar no Reino Unido


Golpe causou prejuízo milionário para a Neal’s Yard Dairy, uma das premiadas lojas de queijos artesanais do Reino Unido. Fãs de queijo no mundo todo estão “mordidos” por um mistério: onde foram parar 22 toneladas de cheddar inglês roubadas de uma das queijarias mais famosas do Reino Unido?
Quem roubou o queijo? Entenda ministério sobre sumiço de 22 toneladas de cheddar no Reino Unido
Reprodução/Fantástico
Tudo começou em julho, quando a Neal’s Yard Dairy, uma das premiadas lojas de queijos artesanais do Reino Unido, recebeu uma encomenda de peso da França. Seria a maior venda da empresa.
Esse cheddar inglês é bem diferente do cheddar laranja encontrado em sanduíches de lanchonetes ou prateleiras de supermercado. Ele é amarelo claro, amanteigado e tem um processo de produção artesanal, o que o torna mais valorizado no mercado.
Jason Hinds, um dos donos da loja que sofreu o golpe falou com o Fantástico direto de Lima, no Peru, onde participa de uma degustação de queijo. Veja no vídeo acima.
“Recebemos uma proposta que parecia legítima, de um representante de uma rede francesa de supermercados com a qual a já tínhamos trabalhado. Nada fora do normal. Fizemos algumas ligações para empresas e colegas na França e tudo estava fazendo sentido. Pensei: isso vai ser bom para empresa e para indústria britânica de queijos como um todo”, conta.
Para dar conta do pedido, três produtores foram acionados. Entre eles, Patrick Holden, que produz queijo cheddar inglês há mais de 50 anos.
“Primeiro nos pediram para entregar a encomenda toda. Eu falei que era impossível, não tínhamos capacidade para tanto. Aí preparamos duas toneladas e meia, a produção de um mês inteiro”, relata.
Em setembro, a carga foi cuidadosamente embalada e entregue em um armazém nos arredores de Londres, de onde seria transportada para a França. O pagamento de 300 mil libras (mais de R$ 2 milhões), era esperado para o início de outubro, mas nunca chegou. Após duas semanas de cobranças sem respostas, os produtores perceberam que o homem que se apresentou como comprador e intermediário da rede Francesa de supermercados, era era um impostor, e o queijo sumiu sem deixar rastros.
Repercussão
A pequena comunidade de fabricantes e distribuidores britânicos ficou em choque, e até o chef Jamie Oliver, estrela de programas de culinária na tv britânica, postou um vídeo denunciando o golpe milionário. O inglês ainda alertou seus seguidores para que desconfiem de qualquer queijo de qualidade oferecido a preços abaixo do mercado.
“22 toneladas do melhor queijo do mundo desapareceram!”, lamentou Oliver.
Jason Hinds relatou o impacto do roubo:
“Fiquei muito mal. Foi como se tivéssemos sido violados. Nunca imaginei que a comida de qualidade pudesse ser alvo de golpistas.”
A Neal’s Yard Dairy honrou o compromisso financeiro com os produtores e tenta recuperar o prejuízo com o apoio da clientela.
Investigação
O caso foi parar no Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres. Eles investigam como 950 queijos, pesando entre 10 e 24 quilos cada, desapareceram de um armazém na capital britânica para um destino desconhecido. No final de outubro, a polícia anunciou a prisão de um homem de 63 anos, suspeito de fraude e manuseio de bens roubados. Ele foi interrogado e responde em liberdade, mas o paradeiro do queijo ainda é uma incógnita.
Jason acredita que revender o produto no Reino Unido não impossível e suspeita que o queijo tenha sido enviado para fora da Europa:
“Por ser uma operação tão sofisticada, imagino que os golpistas já tivessem um mercado no exterior e usaram algum transporte clandestino”, ressalta.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.