Quem era Isabel Salomão, médium que morreu aos 100 anos em MG


Internada desde o dia 3 de novembro no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, ela morreu na madrugada desta segunda-feira (11). Segundo a Federação Espírita Brasileira, a médium é uma das personalidades mais destacadas da doutrina no país. Isabel Salomão completou 100 anos em setembro de 2024
TV Integração/Reprodução
A médium Isabel Salomão, uma das figuras mais longevas com vida dedicada ao espiritismo, morreu na madrugada desta segunda-feira (11), no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora. Ela estava internada na unidade de saúde desde o dia 3 de novembro.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Relembre abaixo quem foi ela e parte da história dela, marcada por uma vida dedicada à caridade e à doutrina espírita no país.
Segundo a Federação Espírita Brasileira, a médium é uma das personalidades mais destacadas da doutrina no país, ao lado de Chico Xavier, que atuou até os 92 anos, e Divaldo Franco, que tem 97 anos.
Contato com o mundo espiritual desde criança
Isabel Salomão começou a falar sobre o espirítismo no Brasil desde cedo
TV Integração/Reprodução
Isabel nasceu na cidade de Rochedo de Minas, na Zona da Mata mineira, em 22 de setembro de 1924. Os pais eram imigrantes libaneses, e ela foi a primeira filha a crescer no Brasil. Desde criança, já demonstrava sinais de ter contato o mundo espiritual.
“O padre falava que ela precisava rezar para se curar. Minha mãe contava que se lembrava de ajoelhar para orar e via as ‘coisas’. Ela não entendia ainda que as ‘coisas’, na verdade, eram espíritos”, disse Iriê Salomão, filho de Isabel e autor do livro Elo de Amor: Vida e Obra de Isabel Salomão de Campos.
LEIA TAMBÉM:
Isabel Salomão, uma das médiuns mais longevas do espiritismo, morre aos 100 anos
Médium completa 100 anos e entra para o rol das figuras mais longevas com vida dedicada ao espiritismo
Aos 18 anos, veio para Juiz de Fora para estudar no Instituto Cândido Tostes. Isabel continuava a ter experiências com espíritos, até que um dia foi à Casa Espírita da cidade, onde assistiu à primeira palestra, conduzida por Dona Zuzu.
Aos 22 anos, começou a compartilhar ideias sobre o espiritismo no Brasil. Já na sala do apartamento onde morava, anos depois, Dona Isabel reservava as quartas-feiras para atender os doentes, enquanto os filhos ainda eram crianças.
Criação da ‘A Casa do Caminho’
Isabel Salomão na ‘A Casa do Caminho’, em Juiz de Fora
TV Integração/Reprodução
Isabel e o esposo, doutor Ramiro Monteiro de Campos, fundaram em 1974 o Centro Espírita ‘A Casa do Caminho’, em Juiz de Fora.
No local, ela também desenvolveu um trabalho de educação voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social, chamado ‘Lar do Caminho’, que durou mais de 20 anos.
A médium esteve à frente da Casa do Caminho até 2014, quando completou 90 anos. Mesmo após essa data, continuou ativa, gravando vídeos com mensagens inspiradoras.
Encontros com Chico Xavier
Isabel Salomão com Chico Xavier
TV Integração/Reprodução
Dona Isabel teve encontros marcantes com o médium Chico Xavier, e os filhos ressaltam que essa relação era intensa. O primeiro deles ocorreu em 1974, quando ele visitou Juiz de Fora. Em outra ocasião, ele compareceu à inauguração da Casa do Caminho, que também fica na cidade mineira.
A última ‘reunião’ entre Dona Isabel e Chico Xavier foi em 1996, seis anos antes do médium falecer. Alda Salomão, nora dela, estava presente e recorda que foi um momento emocionante, já que ele atendia poucas pessoas naquela época.
📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.