Onda de calor pode afetar mais de 10 cidades goianas a partir desta sexta-feira, diz Inmet


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o alerta da onda é amarelo e significa que deve durar por dois ou três dias. Umidade do ar fica entre 10% e 20% nas cidades mais afetadas. Ciclista se refresca no calor em Goiânia, Goiás
Fábio Lima/O Popular
Uma onda de calor começa na tarde desta sexta-feira (16) e vai afetar mais de 10 cidades goianas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta da onda é amarelo e significa que deve durar por dois ou três dias.
“A onda de calor é marcada por ter temperaturas de 5ºC acima da média. Além disso, se a onda de calor permanecer e durar mais de três dias, vamos entrar em alerta laranja”, disse Elizabete Alves Ferreira, coordenadora do Inmet.
Elizabete ressaltou ainda que a onda de calor tem origem da região norte. Segundo ela, uma massa de ar seco estava predominando nossa região, mas estava frio e agora está seco e quente.
“Uma corrente de ar que vem do norte favorece essa onda de calor que também afeta as regiões sul e sudeste”, disse a coordenadora.
Conforme Elizabete, a umidade relativa do ar está em alerta vermelho, ou seja, está menor que 12%. “Temos uma umidade variando entre 10% e 20%, principalmente nas cidades mais próximas ao Mato Grosso como Rio Verde, Jataí e Chapadão do Céu”, conta a coordenadora.
Já em Goiânia, Elizabete contou que a umidade da capital está em torno de 12% a 20%, ou seja, em alerta laranja que fica acima dos 12%.
Veja cidades mais afetadas
Aruanã – 38°C
Cachoeira Alta – 37°C
Caçu – 36°C
Chapadão do Céu – 35°C
Itajá – 36°C
Itarumã – 35°C
Jataí – 36°C
Lagoa Santa – 35°C
Mineiros – 36°C
Paranaiguara – 35°C
Portelândia – 36°C
Santa Rita do Araguaia – 36°C
São Simão – 35°C
Serranópolis – 37°C
Adicionar aos favoritos o Link permanente.