Secretários estaduais marcam reunião para discutir PEC da Segurança

Os 27 secretários de segurança dos estados brasileiros devem se reunir em Brasília para um encontro em que será discutida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda setores da segurança.

O encontro sobre a PEC da Segurança foi marcado para 4 de dezembro, em Brasília.

A iniciativa é da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, chefiada pelo delegado federal Sandro Avelar, que quer reunir todos para debater o tema. Avelar é o atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

Um representante do Ministério da Justiça deve comparecer. As polícias Federal e Rodoviária Federal também serão convidadas.

Resistência

O objetivo é discutir como os estados podem ser afetados com a proposta. Alguns governadores já demonstraram resistência com a ideia de forças federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuando de forma ostensiva nas cidades.

A reunião também terá a apresentação de uma proposta de padronização de indicadores por todos os estados sobre morte violenta. Atualmente, cada estado contabiliza mortes de uma forma diferente.

Há duas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu todos os governadores para apresentar a PEC da Segurança. Foi a primeira vez que o tema foi discutido com os estados.

Lula disse na abertura da reunião que “o crime organizado é incontrolável se não houver pacto federativo que envolva todos os poderes da federação, todos os poderes que estão envolvidos direta ou indiretamente nisso”.

Fim da escala 6×1: o que diz PEC que propõe mudar jornada de trabalho

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretários estaduais marcam reunião para discutir PEC da Segurança no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.