Restrição do celular não impede o uso da tecnologia nas escolas, diz especialista

A presidente executiva do projeto Todos pela Educação, Priscila Cruz, afirmou em entrevista à CNN Brasil que a restrição do uso de celulares nas escolas não impede a utilização da tecnologia no ambiente de aprendizado.

A especialista destacou a importância de regulamentar o uso de smartphones em sala de aula, mas alertou para a necessidade de não limitar excessivamente o acesso à tecnologia no contexto educacional.

Priscila Cruz comentou sobre a recente aprovação de uma lei no estado de São Paulo que restringe o uso de celulares nas escolas: “Não pode ser uma lei que restringe muito o uso da tecnologia. Você não pode ir além daquilo que é o uso do celular que distrai, e que, inclusive, atrapalha as relações humanas”.

Impactos positivos e negativos

A especialista ressaltou os impactos negativos do uso excessivo de celulares, especialmente nos intervalos escolares. “A gente entra, a gente visita as escolas o tempo inteiro, as crianças, os adolescentes estão usando o celular nos intervalos, os alunos não conversam mais entre si”, disse.

No entanto, ela também enfatizou a importância da tecnologia no futuro da educação. “No futuro não dá para a gente imaginar que a tecnologia não vai ser cada vez mais utilizada e ela pode ser utilizada de uma forma muito positiva.”

Cruz defendeu ainda uma abordagem equilibrada, propondo “o uso inteligente e barrar o uso que está fazendo com que as crianças se prejudiquem não só no aprendizado, mas também no desenvolvimento social e emocional”.

Necessidade de uma lei federal

A presidente do Todos pela Educação também abordou a importância de uma regulamentação nacional sobre o tema. Segundo ela, o ministro da Educação, Camilo Santana, defende a votação de uma lei federal que abranja todo o território nacional, o que “cria ainda mais segurança jurídica e acelera as normas dos subnacionais, dos estados e município”.

Priscila Cruz concluiu ressaltando que, embora as políticas públicas nem sempre evoluam de forma linear, iniciativas como a do município do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo podem criar um ambiente de maior urgência no Congresso Nacional para a aprovação de uma lei federal sobre o uso de celulares nas escolas.

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