Haddad se encontra com Lira para apresentar medidas de revisão de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontra na tarde desta quarta-feira (13) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar as medidas da revisão de gastos planejada pelo governo federal.

Na manhã desta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no Palácio do Planalto.

Os encontros acontecem em um momento em que o governo se agiliza para anunciar as medidas de revisão o mais rapido possivel, apos incômodo do mercado com a demora de três semanas do governo para um anúncio

O pacote deve ser encaminhado ao Congresso Nacional como  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de um projeto de lei complementar. Por essa razão, Lula quer ouvir os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de qualquer anúncio.

Defesa na mira do pacote

Segundo Haddad, as discussões estão em fases finais. O chefe da Fazenda afirmou que Lula pediu a inclusão de mais um ministério na lista de cortes. Segundo apuração da CNN, é o ministério da Defesa.

Na manhã desta quarta, Haddad se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os comandantes das três Forças.

  • Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha);
  • Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica);
  • General Tomás Paiva (Exército).

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, também participaram da reunião.

Na última segunda-feira (11), o ministro da Fazenda já havia antecipado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a inclusão de mais um ministério nas discussões do pacote de corte de gastos.

Apesar de Haddad não ter dado detalhes sobre qual pasta estava na mira do pacote, a CNN apurou que a pasta cotada é o Ministério da Defesa. Na ocasião, Haddad disse que a proposta deveria ser aceita pelo ministério até esta quarta-feira (13).

“O presidente [Lula] pediu para incluir um ministério nesse esforço, e a negociação deve ser concluída até quarta-feira. Não vou adiantar porque não sei se vai haver tempo hábil de incorporar o pedido dele, mas acredito que vai haver boa vontade para incorporarmos essa medida a mais”, disse Haddad na segunda-feira (11).

Haddad afirmou também que os atos para o anúncio das medidas já estão sendo feitos e encaminhados para a Casa Civil, do ponto de vista formal, e agora depende do posicionamento desta pasta para conversar com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e encaminhar a proposta.

BNDES fica em 1º em ranking Idec de bancos responsáveis

Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad se encontra com Lira para apresentar medidas de revisão de gastos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.