Teste em esteira ‘prova’ que morcegos-vampiros usam proteína do sangue como fonte de energia


Geralmente, a proteína é um combustível de último recurso em outros animais. Pesquisadores usaram esteiras adaptadas para testar o metabolismo dos morcegos-vampiros. Estudo mostra como o morcego-vampiro transforma sangue em energia
Quando pensamos em energia para atividade física, a primeira fonte que vem à cabeça é o carboidrato. Isso ocorre com a maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. Para conseguir energia suficiente para uma corrida, por exemplo, queimamos carboidratos e lipídios.
Mas um novo estudo da Universidade de Toronto Scarborough apontou que os morcegos-vampiros utilizam proteínas do sangue como principal fonte de energia para sustentar atividades físicas intensas.
Segundo os cientistas, esse é um feito alcançado por apenas algumas espécies de insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) no reino animal.
“Temos esse morcego que se alimenta principalmente de sangue, com essa dieta realmente rica em proteínas. Eles estão usando proteína para ajudar na locomoção? Achamos isso muito interessante porque a proteína é geralmente um combustível de último recurso em outros animais”, explicou Giulia Rossi, autora principal do estudo publicado no periódico Biology Letters.
Morcego-vampiro “abastece” seu corpo de energia apenas com sangue
Price Sewell/Universidade de Toronto em Scarborough
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram uma esteira especial (veja no vídeo) para monitorar o consumo de oxigênio e a produção de CO2 de 24 morcegos-vampiros. Os animais foram alimentados com sangue de vaca enriquecido com aminoácidos. Esse marcador permitiu rastrear como os aminoácidos eram utilizados no organismo dos morcegos durante atividades físicas.
Os resultados mostraram que até 60% da energia utilizada pelos morcegos durante a atividade física vinha dos aminoácidos do sangue ingerido, enquanto os restantes 40% eram provenientes de outras fontes. As descobertas sugerem que os morcegos-vampiros queimam aminoácidos para impulsionar o voo, além de correr.
“Esses morcegos evoluíram por milhões de anos para se alimentar exclusivamente de sangue. Então eles são realmente bons no que fazem. E sabemos que eles têm adaptações especiais nos vários níveis de organização biológica, em seus intestinos, como em todo o corpo, que os ajudam a usar exclusivamente ou se alimentar exclusivamente de sangue”, acrescentou Rossi.
O morcego -vampiro comum, encontrado no México, América Central e América do Sul, caça principalmente mamíferos como queixadas (um animal parecido com porco), capivaras e animais domesticados como vacas, porcos e cavalos. Eles se alimentam fazendo uma pequena incisão indolor com os dentes em suas presas e então lambem o sangue. Eles também têm um estômago enorme e podem ingerir até quatro vezes sua massa corporal em uma única refeição de sangue.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.