Dono de fazenda onde trabalhadores foram flagrados em situação análoga à escrivão fecha acordo com MPT


Segundo o MTE, mais de 80 pessoas foram resgatadas durante uma operação realizada em uma plantação rural em Itapeva (SP). Acordo prevê pagamento de R$ 350 mil às vítimas. Trabalhadores e empregador foram levados para a sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Campinas (SP)
Google Maps/Reprodução
O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou um acordo com o dono da fazenda em Itapeva (SP), em que mais de 80 pessoas trabalhavam em situação análoga à escravidão. As vítimas foram resgatadas durante ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (15).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo o MTE, durante audiência na sede do MPT em Campinas (SP), o dono da fazenda se comprometeu a pagar até a próxima semana o valor de R$ 350 mil para 82 trabalhadores, entre eles 48 mulheres e 34 homens, que trabalhavam em uma plantação rural em situação precária.
A audiência também determinou a imediata paralização das atividades e a dispensa dos trabalhadores e, além disso, o proprietário assinou um termo de ajustamento de conduta, para assegurar o cumprimento das normas e proteção ao trabalho na fazenda a partir desta quinta-feira.
A ação que resgatou os trabalhadores contou com apoio do MPT, agentes da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Rodoviária Federal, a partir de uma denúncia feita há 15 dias.
Depois das investigações, os agentes encontraram diversas irregularidades na fazenda, entre elas que os trabalhadores não tinham carteira assinada e estavam em estado físico degradante.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.