“Somos o mais transparente”, diz Curi sobre Selo Diamante

“Somos o mais transparente”, diz Curi sobre Selo Diamante

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu o selo diamante de transparência, ao atingir 95,32% no índice de transparência avaliado pelos Tribunais de Contas. O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu. A condecoração é concedida às instituições públicas que superaram 95% de transparência na divulgação de atos e informações internas. A Alep foi a única instituição estadual a alcançar o selo e um dos cinco poderes legislativos estaduais a conquistar a premiação.

Em 2023 a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi considerada a sétima assembleia mais transparente do país, com índice de 59,10% de transparência. “Imediatamente após o resultado do ano passado, instauramos uma comissão com servidores da Casa para estudar e propor soluções para cada um dos pontos em que deixamos a desejar. O resultado deste trabalho está aí. Somos o ente público estadual mais transparente do Paraná. Somos uma das 5 Assembleias Legislativas mais transparentes do Brasil, umas das cinco premiadas com o selo diamante”, declarou o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi.

Neste ano, mesmo com todas as Assembleias evoluindo consideravelmente em seus índices de transparência, os 95,32% da Alep a colocam como a quarta assembleia mais transparente do país. Com o percentual alcançando, a Assembleia Legislativa foi o órgão público estadual com o maior índice de transparência. O Poder Executivo teve índice de 94,96%; O Tribunal de Contas, 92,27%; o Judiciário, 78,44%; 71,38% foi o índice do Ministério Público e 66,96% o da Defensoria Pública. A média estadual, com isso, foi de 83,22%.

Informações: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.