Explosões no STF não devem mudar esquema de segurança no G20, diz Cláudio Castro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse à CNN, na manhã desta quinta-feira (14), que as explosões registradas na Praça dos Três Poderes não devem alterar o esquema de segurança para a cúpula do G20.

“A princípio, não muda nada. A programação da segurança foi muito bem feita entre as forças federais e estaduais”, disse Castro.

“O planejamento do G20 já trabalha, desde o início, com o nível máximo de criticidade e segurança. Os serviços de inteligência estão acompanhando de perto os detalhes do caso de Brasília”, relatou o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, à CNN.

As explosões em Brasília, na noite de ontem (13), acenderam o alerta em embaixadas estrangeiras diretamente envolvidas nos preparativos da visita de líderes internacionais ao Rio, conforme apurou o diretor da CNN, Daniel Rittner.

O encontro já tem a presença garantida de dezenas de chefes de Estado e de governo. Joe Biden (Estados Unidos), Xi Jinping (China), Olaf Scholz (Alemanha), Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido) e Javier Milei (Argentina) estão na lista de confirmados.

De acordo com relatos feitos à CNN por diplomatas estrangeiros, mesmo que as explosões tenham sido feitas por um “lobo solitário”, elas podem evidenciar falhas de inteligência e expor a vulnerabilidade dos sistemas de segurança.

Membros da comitiva do governo brasileiro que atuam nas reuniões de sherpas do G20 disseram à CNN que não há, por parte da delegação do país, preocupação com a segurança da Cúpula ou dos demais eventos paralelos após as explosões em Brasília.

Segundo apurou a CNN, o presidente Lula viaja aro Rio de Janeiro, às 16h de hoje. A viagem estava planejada para que ele possa conhecer as instalações e participar de uma inspeção de segurança que deve ser realizada nesta quinta-feira.

(com informações de Daniel Rittner, Danilo Moliterno e Pedro Zanatta, da CNN; publicado por Bruno Laforé, da CNN)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosões no STF não devem mudar esquema de segurança no G20, diz Cláudio Castro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.