Preço do aluguel em Curitiba bate recorde

Preço do aluguel em Curitiba bate recorde

Mesmo com a elevação das taxas de juros, o que torna as aplicações financeiras mais atraentes, investir em imóveis para alugar em Curitiba passou a ser um bom negócio. De acordo com um levantamento da QuintoAndar Imovelweb, que me foi passado em primeira mão, o preço médio do metro quadrado dos imóveis destinados à locação na capital do Paraná bateu recorde no mês passado, passando de R$ 40. Com isso, a alta acumulada em 12 meses chega a quase 16%, muito acima da inflação de 5,5% medida pelo IGP-M. De janeiro a outubro, a locação de apartamentos subiu 11,8%, também superior a inflação de 4,2% no período.  

Curitiba é hoje a quarta capital com o preço por metro quadrado mais elevado de aluguel, ficando atrás de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro ponto que chama atenção neste estudo que me foi passado pela QuintoAndar Imovelweb, é o desconto nas negociações de contratos de aluguel que atingiu 2,2%, em outubro, sendo o segundo menor patamar da série histórica. Esse percentual é um termômetro do aquecimento do mercado imobiliário na capital.

Só para se ter uma ideia, para medir o desconto nas negociações, analisa-se um mesmo imóvel e a diferença entre o preço anunciado e o efetivamente pago no contrato. Ou seja, trata-se de uma medida que reflete o aquecimento do mercado a partir da negociação entre proprietários e inquilinos, com base nos contratos fechados ao longo do período.

Ainda segundo a pesquisa, imóveis localizados em alguns bairros de Curitiba, apresentam valorização do aluguel muito acima da média, nos últimos 12 meses. É o caso dos apartamentos localizados no bairro São Francisco, cuja locação subiu 48%; Novo Mundo, Alto da Glória e Vila Izabel tiveram alta de mais de 30% e Bacacheri com 28% de reajuste.  

Nos últimos 12 meses, apenas os imóveis localizados em dois bairros de Curitiba tiveram redução nos preços de locação. São os casos de apartamentos localizados no Alto da XV, com queda de 5,3% e no Centro Cívico, com redução de 0,4%.

Agora quando se analisa um período menor, por exemplo de três meses, os aluguéis dos imóveis localizados em bairros com maior desvalorização foram Pinheirinho com -9%, Alto da XV com -6% e Campo Comprido com 5% de queda.

Para uma valorização futura dos imóveis, os bairros que desvalorizaram devem passar por uma revitalização ou então por mudanças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.