7 vinhos portugueses premiados que você precisa conhecer


Rótulos de João Portugal Ramos receberam altas pontuações em guia internacional. Sete vinhos portugueses acabam de receber altas pontuações pelo conceituado guia internacional James Suckling, um dos maiores críticos mundiais do setor que avalia anualmente milhares de rótulos numa escala de 0 a 100. Os vinhos premiados são da vinícola João Portugal Ramos e foram agraciados com pontuações acima de 90 pontos.
“Um vinho que classificamos com 90 pontos ou mais é excelente. É um vinho que queremos beber um copo e é uma excelente compra”, explica Suckling. Ou seja, a pontuação não só indica a qualidade da bebida, mas também sua ótima relação custo-benefício.
Não é de surpreender que os vinhos do enólogo português João Portugal Ramos sejam tão bem avaliados. No início desse ano, o produtor foi agraciado com o prêmio à carreira pela prestigiada Revista de Vinho, de Portugal, e todo ano seus rótulos são destaques nos principais guias do setor.
João Portugal Ramos é um icônico produtor do Alentejo, região que hoje produz grandíssimos vinhos, mas que, nos anos 1980, quando ele se estabeleceu no local, não possuía uma vocação vinícola. Escolheu a cidade de Estremoz pelo potencial que antevia naquele terroir e tirou do papel o sonho de produzir seus próprios vinhos.
Na época, o Alentejo, região localizada ao sul de Portugal, produzia apenas 2% do vinho nacional. Atualmente, representa mais de 40%. Pela contribuição dada ao longo de quatro décadas, há quem chame João Portugal Ramos de pai do vinho alentejano.
Nos anos 2000, o enólogo expandiu sua produção também para a região do Douro, por meio do projeto Duorum. Localizado ao norte de Portugal, o Douro é um dos terroirs mais apreciados do mundo, especialmente para a produção de vinhos tintos.
Conheça a seguir 7 vinhos portugueses premiados de excelente custo-benefício que você precisa ter na sua adega. Esses rótulos estão disponíveis no Brasil, trazidos pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Quinta Foz de Arouce Tinto 2020

Divulgação
Agraciado com 91 pontos por James Suckling, esse rótulo elaborado com as uvas Baga e Touriga Nacional apresenta aromas de frutas vermelhas com notas herbáceas. Em boca, destacam-se os taninos macios, o excelente equilíbrio e o longo final. Amadureceu por 6 meses em meias pipas de carvalho francês. Harmoniza com carnes vermelhas assadas e queijos curados.
Duorum Reserva Field Blend DOC Douro 2020

Divulgação
Esse rótulo recebeu 92 pontos por James Suckling. Apresenta aromas que lembram frutas escuras maduras, com notas florais, de especiarias e minerais. Em boca, é encorpado, com taninos finos e maduros. Amadureceu em barricas de carvalho francês por 18 meses. Carnes em geral, massas com molhos intensos e churrasco.
Duorum Colheita DOC Douro 2021

Divulgação
Rótulo que obteve 91 pontos por James Suckling e que apresenta aromas de frutas vermelhas, escuras e especiarias. Em boca, é encorpado, com taninos firmes, mas macios, e acidez equilibrada. Amadureceu em barricas de carvalho francês por 12 meses e acompanha carnes assadas e massas com molhos apimentados.
Alvarinho DOC Vinho Verde Branco 2023

Divulgação
Vinho branco com 92 pontos por James Suckling produzido no norte de Portugal, na região de Vinhos Verdes. Destacam-se aromas intensos, cítrico e floral, com notas de frutas tropicais. Em boca, é elegante, possui ótima acidez, notas minerais e longo final. Acompanha queijos brancos, peixes, bacalhau e frutos do mar.
Marquês de Borba Vinhas Velhas Tinto DOC Alentejo 2021

Divulgação
Vinho alentejano que recebeu 91 pontos por James Suckling. Apresenta aromas intensos de frutas escuras, folha de eucalipto e notas de especiarias. Em boca, é muito equilibrado, com taninos sedosos e longo final. Fermentou em lagares de mármore com pisa a pé e amadureceu 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. Harmoniza com carne de cordeiro.
Marquês de Borba Colheita DOC Alentejo Tinto 2022

Divulgação
Agraciado com 90 pontos por James Suckling, esse tinto do Alentejo tem belos aromas de frutas como amoras e cassis. Em boca, possui taninos macios e bom equilíbrio entre fruta, acidez e taninos. Amadureceu por 6 meses em meias pipas de carvalho francês e americano. Combina com carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos intensos e queijos finos.
Marquês de Borba Colheita DOC Alentejo Branco 2023

Divulgação
Branco alentejano que obteve 91 pontos por James Suckling. Apresenta aromas de frutas cítricas com notas minerais. Em boca, possui boa estrutura e ótima acidez. Ideal como aperitivo ou para acompanhar saladas.
BEBA COM MODERAÇÃO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.