Ex-funcionários da CMTC fazem encontro, mas logotipo da companhia em ônibus antigo restaurado é coberto durante deslocamento

Medida foi tomada após acordo com gerenciadora dos transportes, segundo associação. Como mostrou Diário do Transporte, em 2023, SPTrans intimou um colecionador porque fez uso da marca de antiga empresa pública da capital paulista.

ADAMO BAZANI

Ex-funcionários da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), antiga empresa pública de ônibus da cidade de São Paulo, realizaram neste domingo, 28 de julho de 2024, um sexto encontro para relembrar os velhos tempos de atuação.

Além de ex-trabalhadores da companhia municipal, estiveram presentes ex-funcionários de empresas privadas de ônibus urbanos da cidade e empregados das atuais viações.

O encontro, que ocorreu na antiga Garagem Aclimação, na Rua Machado de Assis, 601, foi marcado pelo saudosismo, pelo clima de confraternização, mas houve uma cautela.

Foi exposto um ônibus Monobloco Mercedes-Benz O-364 Urbano restaurado que fez parte da frota oficial da empresa pública, comprado por um colecionador. Mas durante o deslocamento, o nome CMTC foi tampado por adesivos e papelão.

Segundo o presidente da associação dos ex-funcionários da CMTC, Washington Carvalho, foi fechado um acordo com a SPTrans para evitar o que ocorreu há um ano.

A SPTrans (São Paulo Transporte), sucessora da CMTC no gerenciamento dos transportes da cidade de São Paulo, intimou em julho de 2023 o dono de um ônibus também restaurado com o nome da companhia do município.

Na ocasião, como mostrou o Diário do Transporte, a SPTrans alegou que a manutenção do nome no veículo poderia induzir a população a erro ao pensar que a CMTC voltou a operar e que era proprietária da marca.

Relembre:

SPTrans manda que dono de ônibus histórico tire nome CMTC do veículo

Não se trata do mesmo ônibus.

Assim que o veículo chegou ao evento deste domingo (28), os papelões e adesivos foram retirados.

No deslocamento da volta, o logo tipo da empresa pública que deixou de aturar com o nome CMTC foi coberto novamente.

“Em conversação com a SPTrans, ela pediu para a gente, caso for usar o logotipo da CMTC para que a gente em momento algum, quando estiver na rua, transitando com o veículo, a gente pode usar o logo da CMTC. Porém, se a gente comunicar a SPTrans dizendo que a gente vai fazer um evento, a gente vai poder usar, ressalvando-se que na via pública a gente não pode usar”. – disse Washington Carvalho

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans diz que não é permitida a circulação de veículos com referências à CMTC, que é dona da marca e que autorizou o uso do nome com o ônibus dentro do evento.

A SPTrans informa que a marca Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC é de sua propriedade e vinculada ao sistema de transporte público do município, com registro formal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que confere à empresa o uso exclusivo da marca e, por isso, sua utilização por terceiros somente pode ser feita caso tenha sido por ela autorizada previamente.

Não é permitida a circulação de veículos com referências à CMTC, cuja imagem é historicamente ligada ao transporte coletivo municipal. Por isso, foi concedida autorização do uso da marca para a exposição durante o evento, desde que não seja exposta durante a circulação do veículo em vias públicas.

Também foi exibido no evento um ônibus elétrico da frota mais moderna da cidade.

De acordo Washington Carvalho, a presença dos dois modelos, um dos anos de 1980 (com pintura que remete ao sistema municipalizado de 1990), e outro atual elétrico, teve o objetivo de mostrar a evolução e as diferentes fases dos transportes paulistanos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.