Estudo aponta que Curitiba está mais acessível para turistas

Estudo aponta que Curitiba está mais acessível para turistas

Curitiba está mais acessível para turistas. Em outubro, a Cesta de Consumo do Turismo registrou deflação de 0,33%, devido a reduções nos preços de passagens aéreas (-14,16%), hospedagem (-1,60%), sorvetes (-0,59%) e cerveja (-0,14%).  O indicador é elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), abrangendo os principais produtos e serviços relacionados ao turismo.

  • Veja mais: Brasil anuncia alta de imposto sobre painéis solares

No acumulado de janeiro a outubro, a inflação do turismo em Curitiba, cidade eleita como um dos 30 melhores destinos do mundo, está negativa em 1,49%, o que pode estimular ainda mais o turismo na capital paranaense. Nesse período, as passagens aéreas caíram 45,77%, e os pacotes turísticos, 12,66%. Em relação ao resultado no restante do Brasil os números são diferentes. A Cesta de Consumo do Turismo registrou leve aumento de 0,05% na média nacional na passagem de setembro para outubro, com uma inflação geral na ordem de 0,56%.

No acumulado do ano, a inflação do setor de turismo está negativa em 1,11% no Brasil, mas, nos últimos 12 meses apresenta alta de 2,21%, como explica o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.

No Paraná, e especialmente em Curitiba, a deflação na Cesta do Turismo reforça um cenário positivo para o setor, contribuindo para o aumento do fluxo de turistas na capital. Com o controle gradual da inflação, tanto turistas quanto empresários têm projeções mais otimistas para o fim do ano, o que pode favorecer novos investimentos no setor e o fortalecimento da economia local.

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.