Rio Iguaçu vai receber 1,3 milhão de peixes nativos

Rio Iguaçu vai receber 1,3 milhão de peixes nativos

O Rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e desemboca no oeste do Paraná, vai receber 1,3 milhão de peixes nativos. A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto Rio Vivo, que tem como objetivo repovoar os cursos de água e garantir o desenvolvimento de espécies.

Entre 2021 e 2022, o Rio Iguaçu recebeu 1,1 milhão de peixes em estágio juvenil de desenvolvimento, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Esta nova etapa começou com o repovoamento do Rio Ivaí em Mirador, no noroeste do Paraná.

A meta é repovoar as bacias estaduais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, lambari, dourado e pintado, até 2026. O superintendente-geral das Bacias Hidrográficas e Pesca, Francisco Martin, destaca que a iniciativa promove o equilíbrio do ecossistema.

O investimento da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável) é de R$ 557 mil neste ciclo do projeto. Serão contempladas as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí, Piquiri e Tibagi. O Rio Iguaçu conta com uma área de 54 mil km, que corresponde a 28% da área total do Estado. Martin explica a importância do Rio Iguaçu para todo o Paraná.

A bacia do Rio Iguaçu é dividida nas unidades hidrográficas do Baixo Iguaçu, Médio Iguaçu e Alto Iguaçu e abriga várias usinas.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.