Censo: cidade do interior de SP ganha mais moradores na zona rural que urbana


O comportamento da população de Itapetininga (SP) revela um crescimento tanto da população urbana quanto da rural. No entanto, o destaque está no aumento da população rural, que apresentou um crescimento de 14,40%, superando o crescimento de 8,77% registrado na população urbana. Censo: na contramão do país, Itapetininga (SP)ganha mais moradores na zona rural que urbana.
Beatriz Pereira/g1
Na contramão do país, a cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo, registrou um crescimento maior de população na zona rural do que na área urbana. São quase dois mil novos moradores na área rural, crescimento de 14,40% mais que os 8,77% da área urbana, é o que mostra os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Leandro Feichtemberg, chefe da agência do IBGE em Itapetininga, explicou ao g1 que, tanto para o Brasil quanto para o estado de São Paulo, verifica-se o crescimento da população urbana e uma queda da população rural. Já em Itapetininga, o crescimento populacional foi de 131.050 pessoas para 142.544 pessoas na zona urbana. Já na zona rural, o número passou de 13.327 moradores para 15.246. A população total chegou a 157.790 pessoas.
“O interessante é o comportamento diferente da população de Itapetininga, em que houve crescimento tanto da população urbana quanto da rural, sendo que a população rural (crescimento de 14,40%) cresceu mais que a população urbana (crescimento de 8,77%)”, destacou. (veja a tabela abaixo)
Variação população residente
Ele também mencionou uma novidade no Censo 2022 em relação aos anteriores para a definição das áreas urbanas e rurais. A divulgação com a divisão de áreas urbanas e rurais orientada pela morfologia urbana e pela funcionalidade das ocupações é o que há de novo. Antes, o instituto se baseava estritamente nos perímetros urbanos legais definidos pelas Prefeituras, muitas vezes desatualizados.
Leandro Feichtemberg é chefe da agência do IBGE em Itapetininga (SP).
Beatriz Pereira/g1
“Essa novidade na forma de divisão das áreas, que representa uma melhor aderência à realidade do município, impactou nos números de Itapetininga, mostrando um crescimento maior da população rural em relação à urbana”, concluiu.
Itapetininga é o terceiro maior município em extensão territorial do Estado de São Paulo.
Beatriz Pereira/g1
Brasil
O Brasil perdeu 4,3 milhões de moradores na zona rural e ganhou 16,6 milhões nas áreas urbanas nos últimos 12 anos, mostram dados do Censo 2022.
Segundo os dados, dos 203 milhões de brasileiros:
117,5 milhões moram em áreas urbanas, o que representa 87,4% da população (eram 84,6% em 2010).
25,5 milhões vivem nas áreas rurais, o que corresponde a 14,3% da população (eram 15,6%).
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.