Construção civil traz expansão recorde para Chapecó e novos projetos em destaque


Com um setor em plena expansão, o 18º Salão do Imóvel e a TECHCON 2024 chegam a Chapecó para promover parcerias, discutir tendências e movimentar o mercado imobiliário e de tecnologia O avanço de Chapecó acompanha o crescimento da construção civil. Nos últimos anos, foram emitidos mais de 1 milhão de metros quadrados anuais de alvarás para prédios, residências, fábricas e indústrias. Apenas nos últimos três anos e meio, foram aprovados mais de 4 milhões de metros quadrados, além de 29 novos loteamentos e dez condomínios. Neste cenário promissor, o 18º Salão do Imóvel e a TECHCON 2024 – Feira de Tecnologia, Conhecimento e Construção Civil reunirá empresários e profissionais do setor para apresentar as novidades e tendências do mercado. Os eventos, que serão realizados entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Parque da Efapi), discutirá os desafios e as oportunidades do setor, além de fomentar negócios e gerar novos projetos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, esse processo se intensificou a partir das medidas de desburocratização adotadas em 2021, como autodeclarações e processos digitais que facilitaram e agilizaram o encaminhamento e solução das demandas. “São 5.263 lotes novos para dar conta do crescimento da cidade, que de acordo com o censo de 2022 cresceu 38%, com um incremento de mais de 70 mil moradores. Além da expansão da mancha urbana também há um processo de verticalização, com novos edifícios. A Administração Municipal contribui para esse momento, com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos em infraestrutura, o que torna Chapecó um dos municípios que mais investe no Brasil. Por outro lado, os investimentos do setor privado da construção civil passam de R$ 10 bilhões”, disse.
Geração de empregos e novos loteamentos
Esses números movimentam a economia local e geram empregos. Nos cinco primeiros meses deste ano foram criadas 4,5 mil vagas de emprego, o que coloca a cidade na 31ª posição no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Até o primeiro semestre de 2024, a Prefeitura já havia emitido que a cidade possuía 480 mil alvarás de construção e 5,2 mil loteamentos.
O presidente da Feira, Felipe Willian Balzan, destaca a importância da construção civil para a economia chapecoense, ao citar que as 88 empresas filiadas ao SINDUSCON geram mais de cinco mil propostas diretas, representando mais de 10% dos empregos formais do município. O setor impulsiona a renda e o comércio local, além de fomentar outras camadas da economia. “Com o lançamento de grandes projetos por incorporadoras, construtoras e loteadoras, o 18º Salão do Imóvel e a TECHCON 2024 prometem ser as maiores edições já realizadas”.
A feira acontecerá do dia 27 de novembro a 1º de dezembro. No momento, já são mais de 100 empresas com presença confirmada
Karina Ogliari/MB Comunicação
18º SALÃO DO IMÓVEL E TECHCON 2024
Com público visitante estimado em 30 mil pessoas, o 18º SALÃO DO IMÓVEL e a TECHCON 2024 têm mais de 90% dos espaços vendidos e 200 expositores confirmados entre imobiliárias, construtoras e empresas de engenharia, móveis e entidades ligadas ao setor. O espaço de 60 mil metros quadrados de área em exposição terá mais de 10 mil imóveis em oferta para negociação de compra e venda.
A TECHCON feira de tecnologia reunirá empresas fornecedoras da longa cadeia da construção civil, incluindo fabricantes e revendedores de máquinas pesadas, gruas, elevadores, equipamentos, revestimentos, pisos, aberturas e luminárias, e até insumos e serviços especializados. Uma programação paralela constituída por 50 palestras, workshops e rodadas de negócios permitirá reunir construtoras, incorporadoras, corretores, compradores e investidores em torno de transações comerciais.
A iniciativa é do SECOVI Oeste e do SINDUSCON Oeste e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Caixa Econômica Federal, CRECI-SC, CREA-SC, CBIC, AEAO, CONFEA, CDL CHAPECÓ, CDL JOVEM CHAPECÓ, SITRAN, SEBRAE/SC, MÚTUA SC, UNOCHAPECÓ, CEC, ACIC, SICOM, Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC, JCI, 2OP Digital e MB Comunicação Empresarial.
Para mais informações sobre o maior evento do setor de imobiliária e construção civil do sul do Brasil, acesse o link.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.