‘Ela tinha muito para viver ainda’, diz filho de idosa morta com 5 tiros durante perseguição policial em SP


Maria Ivone Vieira de Souza tinha 70 anos e deixou dois filhos. Caso ocorreu na manhã deste domingo (17), na Vila Santa Catarina. Segundo a corporação, dois PMs foram baleados e suspeito morreu. Idosa morta durante perseguição policial na Zona Sul de SP
Arquivo pessoal
O filho da idosa de 70 anos morta com cinco tiros durante uma perseguição policial na Zona Sul de São Paulo cobrou nesta segunda-feira (18) mais preparo por parte dos agentes de segurança durante as operações e disse esperar por justiça.
Maria Ivone Vieira de Souza tinha saído de casa para comprar ração para a gata de estimação e ficou no meio de um tiroteio entre a Polícia Militar e criminosos que fugiam após roubar carros na região do Campo Belo.
Ainda não se sabe de onde partiram os tiros que mataram a idosa. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado para atuar no caso.
“A gente espera que seja apurado, que tenha justiça. A gente não gosta de julgar ninguém, mas a gente quer que tenha mais preparação na hora de uma abordagem dentro de uma periferia. Policial, acho que, além de você chegar atirando, se você cercar lá, você consegue tirar. A comunidade confia nos policiais. Agora se você chega atirando, você mata um inocente”, desabafou Clayton da Silva em entrevista à TV Globo.
Minha mãe era uma senhora de idade, mas ela tinha muito para viver ainda. Não queria [perder minha mãe], mas a gente vai ser forte. Deus sabe o que faz, vamos esperar que o julgamento de Deus seja mais forte neste momento.
‘Foi nossa mãe e nosso pai’
Clayton contou que ele e a irmã foram criados sozinhos por dona Maria Ivone: “Foi a nossa mãe e o nosso pai. Minha mãe trabalhava de faxineira. Sustentou a gente fazendo faxina a vida inteira. Conseguiu formar a gente cidadão de bem. Não precisou tirar nada de ninguém para conseguir sustentar a família. É isso que eu levo e é isso que vou dar para a criação dos meus filhos”.
De acordo com o filho, a mãe saía de uma uma associação de moradores onde tinha ido buscar a ração quando foi atingida pelos disparos.
“A gente só quer se seja apurado. Quem são os culpados? Que sejam responsabilizados por isso”, pediu Clayton.
Perseguição policial
Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados para atender uma ocorrência de roubo de veículo no Campo Belo. Após roubar quatro carros, os criminosos foram identificados, perseguidos e seguiram na direção da Favela do Vietnã. Na entrada da comunidade, houve o tiroteio.
Um vídeo de câmera de segurança mostra o início da perseguição. Nele, é possível ver quando a motorista do carro preto manobrou para fugir, mas foi cercada por três carros (veja abaixo).
Maria Ivone chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Um dos suspeitos atingidos morreu no local.
De acordo com a polícia, dois PMs e uma terceira pessoa, não identificada, também foram baleados e encaminhados para o pronto-socorro do Hospital Saboya. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Vídeo mostra início de perseguição da polícia a quadrilha que roubou carros na Zona Sul
Ocorrência na Rua Franklin Magalhães, na Vila Santa Catarina, Zona Sul de SP
Ricardo Antunes/TV Globo
Ocorrência na Rua Franklin Magalhães, na Vila Santa Catarina, Zona Sul de SP
Ricardo Antunes/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.