G20 diz se comprometer com reforma e ampliação do Conselho de Segurança da ONU

A declaração final dos líderes da Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro se comprometeu a reformar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), prometendo alinhar o colegiado às realidades e demandas do século 21. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (18).

Isso tornaria o conselho “mais representativo, inclusivo, eficiente, eficaz, democrático e responsável, e mais transparente para toda a comunidade das Nações Unidas, permitindo uma melhor distribuição de responsabilidades entre todos os seus membros, ao mesmo tempo que melhora a eficácia e a transparência dos seus métodos de trabalho”.

É reivindicada uma composição ampliada do Conselho de Segurança, para melhorar a representação de países da África, da Ásia, do Pacífico, da América Latina e do Caribe.

Hoje, os membros permanentes do colegiado são:

  • Estados Unidos
  • Rússia
  • França
  • Reino Unido
  • e China.

Todos os anos são eleitos cinco membros não-permanentes para o grupo, que tem um mandato de dois anos. Entretanto, apenas os países permanentes possuem direito a veto em alguma decisão.

Em atualização

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em G20 diz se comprometer com reforma e ampliação do Conselho de Segurança da ONU no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.