Crédito em outubro deve impulsionar expansão anual para dois dígitos, diz Febraban

O saldo da carteira de crédito deve fechar o ano em alta de dígitos, com 10,4% de expansão, indica pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), após dados de outubro.

A projeção em setembro era de 9,9%.

A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban projeta que o saldo do mês passado deve registrar alta de 0,8%, puxada pelo crédito direcionado às empresas, que deve avançar 2,1%.

Fatores como financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e programas públicos, como o Programa Acredita, destinado às micro e pequenas empresas, influenciaram no impulso da carteira empresarial.

O levantamento aponta que a carteira Pessoa Física Direcionada também deve crescer 1,1% no mês, impulsionada pela manutenção do bom desempenho dos financiamentos imobiliários e pelo crédito rural, reflexo do novo Plano Safra.

Com isso, a carteira direcionada total deve crescer 1,4% em outubro, com o ritmo de expansão anual acelerando de 11,2% para 11,4%.

Já o crédito livre deve avançar 0,4% em outubro, mas o suficiente para acelerar o ritmo de expansão anual da carteira, de 9,1% para 9,7%.

A carteira Pessoa Física Livre deve avançar 1,1% no mês, que seguem favorecidas pelo aumento do emprego e da renda.

Com o resultado, o ritmo de expansão anual da carteira deve passar de 10,5% para 10,7%.

Na contramão, a carteira Pessoa Jurídica Livre deve recuar 0,6% no mês, impactada pela sazonalidade negativa das linhas de fluxo de caixa e por alguma substituição do capital de giro pelas linhas com recursos públicos.

Ainda assim, ritmo de expansão da carteira deve seguir em trajetória de normalização, acelerando de 7,2% para 8,2%.

Bitcoin supera US$ 80 mil pela 1ª vez com otimismo por governo Trump

Este conteúdo foi originalmente publicado em Crédito em outubro deve impulsionar expansão anual para dois dígitos, diz Febraban no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.