Governo Lula vê Bolsonaro ‘no topo da cadeia’ de comando da trama golpista; veja repercussão

Bolsonaro (PL), ex-integrantes de seu governo e militares foram indiciados por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Governo Lula vê Bolsonaro ‘no topo da cadeia’ de comando da trama golpista
Após os indiciamentos de Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 nomes nesta quinta-feira (21) pela Polícia Federal, a avaliação de ministros do governo Lula é que o ex-presidente está no topo da orquestração da trama golpista. Para os governistas, as novas revelações demonstram que o plano golpista partiu de dentro do Palácio do Planalto (veja quem são todos os indiciados).
Bolsonaro (PL), ex-integrantes de seu governo e militares foram indiciados por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social
“A gente vê com absoluta perplexidade e indignação as informações que foram reveladas pelo inquérito, onde a gente encontra o próprio ex-presidente da República no topo da cadeia de comando da organização criminosa, generais, coronéis, servidores públicos do governo federal, que faziam parte do núcleo da campanha e do governo Bolsonaro, tramando contra a democracia, com uma audácia quase que inacreditável, sem qualquer tipo de limite ao ponto de tramarem contra a própria vida do presidente Lula, do presidente Alckmin e do presidente do TSE, Alexandre de Moraes*
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara
Vai ficando claro que a tentativa de golpe foi armada dentro do Palácio do Planalto. Esse fato vai repercutir. A discussão do PL da Anistia foi para o brejo, não tem mais como ser retomada. Quem tem que tratar disso é a Justiça, não cabe à Câmara se intrometer em algo que ela mesma foi agredida. Vai se confirmando o que sempre dissemos. Quem perde [as eleições] jamais pode ameaçar um golpe contra a democracia. A tentativa de assassinar autoridades é algo que nunca vimos, nem na ditadura militar. Essa gente precisa ser punida com rigor da lei, com radicalidade. Não pode passar panos mornos numa coisa que poderia ter comprometido toda a democracia brasileira”
Gleisi Hoffman, presidente do PT
“A gravidade dos fatos justifica o indiciamento, que penso, levará a prisões, inclusive de Bolsonaro.”
Jorge Messias, advogado-geral da União
“A notícia de indiciamentos pela PF do ex-mandatário e de integrantes do núcleo de seu governo pela prática dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, oferece ao país a possibilidade de concretizar uma reação eficaz aos ataques à nossa Democracia, conquista valiosa e indelével do povo brasileiro.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.