Kremlin diz que alertou os EUA antes de lançar míssil balístico contra a Ucrânia

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à mídia estatal russa nesta quinta-feira (21), a Rússia alertou os Estados Unidos antes do lançamento do novo míssil balístico de médio alcance contra a Ucrânia.

“O lado russo alertou os americanos sobre o lançamento do ‘Oreshnik’ através do Centro Nacional de Redução de Risco Nuclear, que funciona em modo automático e mantém comunicação constante com um sistema semelhante dos Estados Unidos”, declarou Peskov à TASS. “O aviso foi enviado em modo automático 30 minutos antes do lançamento”.

O Centro Nacional de Redução de Risco Nuclear administra uma “linha bilateral com a Rússia 24 horas por dia, 7 dias por semana, em operação há 35 anos e atualmente usada para transmitir notificações do Tratado New Start”, segundo o Departamento de Estado dos EUA.

Nesta quinta, o presidente russo, Vladimir Putin, confirmou o ataque e pontuou que Moscou emitiria avisos ao usar a nova arma. “Ao selecionar alvos para retaliação com sistemas como o ‘Oreshnik’ em território ucraniano, ofereceremos aos residentes pacíficos, bem como aos cidadãos de Estados amigos ali presentes, a oportunidade de deixar zonas perigosas”.

“Faremos isso por razões humanitárias – abertamente, publicamente, sem medo da oposição do inimigo, que também receberá esta informação”, acrescentou.

Putin pontuou que, após o ataque da Ucrânia com mísseis de longo alcance fornecidos pelo Ocidente, o conflito regional ganhou elementos de um conflito “global”.

Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030

Este conteúdo foi originalmente publicado em Kremlin diz que alertou os EUA antes de lançar míssil balístico contra a Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.