PF ouve nesta semana “kid preto” suspeito de participar de plano para matar Lula

O tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo deve prestar depoimento na Polícia Federal (PF) na próxima semana por suposto envolvimento na articulação de um plano para matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB).

De acordo com a PF, Bezerra fazia parte do grupo de elite do Exército “Kids pretos”. O militar está preso no Rio de Janeiro e é o único alvo da operação Contragolpe, deflagrada na última terça-feira (19), que não aparece como indiciado no relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O resultado do depoimento deve complementar o texto que já indiciou, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno por abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado e organização criminosa.

A CNN tenta contato com a defesa do tenente-coronel. Mas ainda não teve retorno.

Kids pretos

O relatório da PF indica que os “kids pretos” envolvidos no episódio utilizaram um grupo chamado “Copa 2022” para discutir as ações do plano. Na época dos fatos, acontecia a Copa do Mundo de Futebol Masculino no Catar.

“Kids pretos” é o nome dado aos militares formados pelo Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro, treinados para atuar nas missões sigilosas, com ambientes hostis e politicamente sensíveis. Eles integram a chamada “elite” do Exército.

Os militares recebem esse apelido por utilizarem gorros pretos em operações – eles são caracterizados como especialistas em guerra não convencional, reconhecimento especial, operações contra forças irregulares e contraterrorismo.

Nesta sexta (22), os Clubes Naval, Militar e da Aeronáutica divulgaram uma nota em que criticam o que dizem ser um “esforço concentrado” para depreciar as Forças Armadas. O texto “Entre Crises e Narrativas: A Defesa dos Valores Militares” foi publicado nas páginas oficiais dos três clubes com datas de quinta (21) e sexta-feira (22). No comunicado conjunto, os clubes afirmam que há “sensacionalismo” em torno da prisão de miltitares suspeitos de participação no plano de golpe.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF ouve nesta semana “kid preto” suspeito de participar de plano para matar Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.