Piracicaba tem 1.300 árvores em situação de risco na cidade; entenda cenário e ações de manejo


Prefeitura afirmou ao g1 que avalia os dados do estudo realizado pela concessionária de energia e, após avaliação, iniciará elaboração de plano de contingência. Câmara de Vereadores de Piracicaba
Rubens Cardia/Câmara
Piracicaba (SP) tem cerca de 1.300 árvores em situação problemática e de risco, segundo levantamento feito pela CPFL Paulista. A administração municipal afirmou ao g1 que avalia os dados do estudo realizado pela concessionária de energia e, após avaliação, iniciará elaboração de plano de contingência.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O número de árvores problemáticas foi divulgado durante audiência pública na Câmara de Piracicaba, no último dia 12 de novembro. O debate ocorreu em atendimento ao requerimento 1076/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), com objetivo de discutir sobre podas de árvores em Piracicaba, em especial aquelas localizadas próximas às fiações elétricas.
Árvores caídas após chuvas
CCS/Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura, por meio da Simap e da Semozel, informa que vai analisar os dados levantados pelo estudo, que foi realizado pela CPFL Paulista. Dessa forma, após esta avaliação, procederá para elaboração de plano de contingência.
De acordo com um levantamento da CPFL Paulista, 1.300 árvores foram identificadas como de risco. O manejo teve início no começo de 2024 e até o momento 314 árvores foram manejadas.
“Cabe ressaltar que a Prefeitura firmou acordo com a CPFL no programa Arborização + Segura, que previa a supressão de árvores localizadas em área de risco – em contato com as redes de energia -, entretanto, os serviços foram paralisados a pedido do Ministério Público”, disse a administração municipal em nota.
No final do ano passado, a CPFL Paulista e a Prefeitura de Piracicaba firmaram um convênio que autorizou a implementação do Programa Arborização + Segura no município.
“O programa inclui, entre outras ações, o manejo de árvores que comprometem a segurança da população e a compensação por espécies com porte mais adequado para os locais. Além disso, o programa prevê a compensação florestal, com plantio de novas árvores em áreas indicadas pela prefeitura, na proporção de cinco mudas para cada árvore removida”, afirmou a CPFL.
Convênio firmado com a CPFL prevê a substituição de árvores que, segundo a prefeitura, afetam as redes de energia, com compensação de plantio de cinco para uma
Prefeitura de Piracicaba
Durante audiência na Câmara, a CPFL Paulista apresentou informações sobre o plano de contingência da empresa para minimizar os impactos causados por tempestades.
“A CPFL destacou suas iniciativas, investimentos e parcerias com órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, especialmente para o período de chuvas de verão […] Entre 2018 e 2023, na área de concessão da distribuidora, o programa resultou no plantio de quase 20 mil árvores e no manejo de cerca de 3 mil”, acrescentou.
Segundo a empresa, as ações previstas são:
instalação de novas subestações com tecnologia de ponta
construção de redes mais robustas com cabos protegidos
contratos de geradores para emergências para locais com serviços essenciais (serviços de abastecimento de água e hospitais)
Resultados do Programa Arborização + Segura
Audiência
Na audiência foram convocados o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Ronaldo Delfini Cançado, o consultor de relacionamentos com poder público da CPFL, Gerivaldo de Jesus Nunes e a secretária municipal de Governo, Tássia Elisa Espego Masiero Pires.
Além dos convidados: prefeito Luciano Almeida (PP), representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, do conselho municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Defesa Civil de Piracicaba, além de representantes das empresas de telefonia.
A representante da CPFL, Talita Pinotti, afirmou que o foco da companhia é para o atendimento na cidade. “[…] Para não ocorrer como foi em São Paulo, onde mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia em vários dias, onde 50% dos problemas foram em decorrência da queda de árvores. Também falou dos alertas da defesa civil, em trabalho de parceria com os municípios.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.