Elefante-marinho retorna ao mar após ficar sete dias encalhada em praia de SP

Um elefante-marinho fêmea foi resgatado na tarde da última quarta-feira (20), após permanecer encalhado por cerca de sete dias. A ação foi realizada por uma equipe do Instituto Gremar, na Praia das Astúrias, em Guarujá, no litoral paulista.

Em razão do alto fluxo de banhistas no local, um dia após encalhar, o animal foi transferido para um espaço mais reservado na região, na Praia do Monduba, também em Guarujá (SP).

Segundo o Instituto, o elefante estava abaixo do peso e, além de sinais de exaustão, também apresentava alterações nos exames de sangue iniciais. Dessa maneira, o animal foi mantido em um espaço provisório construído pela equipe do Gremar dentro da praia, para poder receber atendimento.

No local, o elefante teve acesso à sombra e água, e teve monitoramento, hidratação e medicação regulares durante o período em que não retornou ao mar, para as equipes poderem avaliar com frequência o seu estado de saúde.

Após dias de tratamento, o animal passou por novos exames hematológicos e, além de demonstrar estar mais reativo aos tratamentos, os resultados apresentaram melhoras significativas, o que corroborou para que a equipe o considerasse apto a voltar para seu habitat.

Dessa forma, o animal conseguiu retornar ao mar, na última quarta-feira (20). “O recinto foi aberto para que o elefante-marinho pudesse voltar ao mar, em seu próprio ritmo, quando estivesse confortável – o que se deu por volta de 13h”, ressaltou o Instituto Gremar.

Veja o momento em que o elefante retorna ao mar


*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Elefante-marinho retorna ao mar após ficar sete dias encalhada em praia de SP no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.