Portugal pode ampliar domínio na Libertadores em possível título do Botafogo

Atlético-MG e Botafogo decidem a Libertadores 2024 neste sábado (30), em Buenos Aires, Argentina. E o Glorioso pode alimentar ainda mais o domínio português no histórico recente da competição, em caso de vitória no confronto brasileiro.

Caso Artur Jorge leve o Botafogo à Glória Eterna pela primeira vez na história, ele será o terceiro comandante português a vencer na história da Libertadores.

Dois comandantes já deram três canecos da Libertadores para Portugal: Jorge Jesus pelo Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira pelo Palmeiras, em 2020 e 2021.

Pegando o recorte dos últimos seis anos, a Libertadores teria quatro portugueses campeões. A exceção ficaria com dois brasileiros: Dorival Júnior pelo Flamengo, em 2022, e Fernando Diniz pelo Fluminense, em 2023.

Nacionalidade dos técnicos campeões desde 2019

  • 2019: Jorge Jesus (Flamengo) – Portugal
  • 2020: Abel Ferreira (Palmeiras) – Portugal
  • 2021: Abel Ferreira (Palmeiras) – Portugal
  • 2022: Dorival Jr. (Flamengo) – Brasil
  • 2023: Fernando Diniz (Fluminense) – Brasil

Jejum de técnicos argentinos

Além do domínio de Portugal, Artur Jorge pode aumentar ainda mais a seca de comandantes argentinos campeões da Libertadores. O último a levantar o troféu foi Marcelo Gallardo em 2018, com o River Plate.

No histórico, a última vez que a competição ficou tanto tempo sem um comandante hermano campeão aconteceu entre 1986 e 1994. Héctor Veira levou o River Plate ao lugar mais alto do pódio e sete anos mais tarde Carlos Bianchi se consagraria no comando do Vélez Sarsfield.

Caso o Atlético-MG fique com o título no sábado, o argentino Gabriel Milito colocaria um ponto final neste jejum.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Portugal pode ampliar domínio na Libertadores em possível título do Botafogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.