Chuva de meteoros poderá ser vista neste sábado

Chuva de meteoros poderá ser vista neste sábado

O ano de 2024 terá a última grande chuva de meteoros visível: as Geminídeas. A chuva será a maior de 2024, vista do Hemisfério Sul. A proximidade da Lua cheia pode diminuir a visibilidade dos meteoros. Mas será possível ver o fenômeno em várias partes do Brasil segundo os meteorologistas.

As Geminídeas ocorrem anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e, neste ano, atinge o pico nas noites de 13 para 14 de dezembro.

A chuva, que é reconhecida como a mais intensa do ano, deve seu nome à constelação de Gêmeos, onde está seu radiante. O radiante é o ponto no céu de onde os meteoros começam a surgir segundo o astrônomo Anísio Lasievicz.

Essa chuva será um pouco diferente das demais, pois terá detritos de um asteroide, segundo o astrônomo.

Para observar a Chuva de Meteoros Geminídeas, os astrônomos recomendam ir para locais com pouca poluição luminosa, direcionando o olhar para longe da Lua, que infelizmente estará muito brilhante nas noites de pico, o que pode prejudicar a visão do espetáculo.

A lua brilhante deve competir com o fenômeno. Mas o astrônomo dá algumas dicas para quem quer aproveitar esse momento.

Do ponto de vista científico, o estudo das chuvas de meteoros permite estimar a quantidade e período de maior penetração de detritos na Terra. A partir disso, as missões espaciais e centros de controle de satélites podem elaborar meios de proteção de suas naves e equipamentos.

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.