“Governador está chateado e decidiu me afastar”, diz delegado afastado do DEIC

O delegado responsável pelo Departamento de Investigações Criminais (DEIC), Fábio Caipira, disse que o governador Tarcísio de Freitas está “chateado” com os últimos acontecimentos relacionados à pasta de segurança pública e decidiu afastá-lo até que o caso seja esclarecido.

Caipira disse que conversou com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e que ouviu que a SSP sabe que ele “não está envolvido no caso”. Para o delegado, as acusações apresentadas por Grietzbach não se sustentam diante das provas que existem.

Fábio anunciou, ainda, que tanto ele como o deputado Delegado Olim (PP), vão processar o advogado Ramsés Benjamin Samuel Costa Gonçalves por calúnia.

Afastados

Os afastados pelo governo são: Fabio Pinheiro Lopes, delegado e diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o delegado Murilo Fonseca Roque, então titular do 24º Distrito Policial (DP), da Ponte Rasa.

O afastamento dos dois delegados acontece na mesma semana em que a Polícia Federal realizou uma operação que prendeu sete pessoas, entre policiais e civis.

O delegado Fábio Baena está entre os presos na “Operação Tacitus”, deflagrada na terça-feira (17) por policiais federais em conjunto com o Gaeco. Outros três policiais civis também foram detidos.

Fábio Baena foi delatado pelo empresário Vinicius Gritzbach, executado na área de desembarque do Aeroporto de Guarulhos no dia 8 de novembro. Os policiais foram presos porque haviam sido delatados por Gritzbach.

Com a delação, a polícia intensificou a investigação contra eles depois da morte do empresário do PCC e conseguiu reunir indícios apontando que eles haviam cometidos crimes.

Ainda não há comprovação da ligação dos policiais com a execução de Vinicius, mas há uma suspeita sendo investigada. Para além das prisões, o objetivo da operação de hoje é coletar provas que auxiliem na investigação sobre a possível participação de policiais na morte do empresário.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Governador está chateado e decidiu me afastar”, diz delegado afastado do DEIC no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.