O publicitário multipremiado Washington Olivetto morreu neste domingo (13), no Rio de Janeiro, aos 73 anos. Nas redes sociais, admiradores de seu trabalho lamentaram a morte do comunicador, responsável por algumas das campanhas publicitárias mais marcantes do país e vencedor de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes.
Olivetto, que ocupou o cargo de vice-presidente de Marketing do Clube do Corinthians, também foi um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Ele escreveu os livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco” sobre o time, que lamentou sua morte nas redes sociais.
“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando”, escreveu a organização do Corinthians no X (antigo Twitter).
Nota de Pesar – Washington Olivetto
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.
Olivetto… pic.twitter.com/hqBjch9vvt
— Corinthians (@Corinthians) October 13, 2024
Já o jornalista Afonso Borges compartilhou uma foto com o publicitário, contou como o conheceu e relembrou a amizade dos dois. “Volto 38 casas, em 1986, quando o conheci. Fizemos vários eventos no Sempre Um Papo juntos, atravessamos estas décadas com uma amizade duradoura e franca. Foi um amigo, um irmão, um incentivador. Nunca vou te esquecer. Vai descansar, a gente fica aqui mais triste e solitário. Esta foto é do ano passado, na casa de uma amiga, com a Manu, minha filha”.
Morreu Washington Olivetto. Volto 38 casas, em 1986, quando o conheci. Fizemos vários eventos no @sempreumpapo juntos, atravessamos estas décadas com uma amizade duradoura e franca. Foi um amigo, um irmão, um incentivador. Nunca vou te esquecer. Vai descansar, a gente fica aqui… pic.twitter.com/qRYT76Gmq0
— Afonso Borges (@afonsoborges) October 13, 2024
Além deles, famosos, como os músicos Lulu Santos e Paulo Ricardo, e admiradores do trabalho de Olivetto se manifestaram nas redes sociais. As mensagens pontuavam, principalmente, o quanto o publicitário marcou a cultura brasileira e inspirou gerações.
Veja, abaixo, reações à morte de Washington Olivetto:
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Caro Washington Olivetto,vc foi pro céu deixando aqui embaixo trajetória extraordinária p/a Economia do Brasil,mercado publicitário e p/mim também em apoios em patrocínios.Sim,houve invejoso doente qdo testemunhei suas campanhas,mas vc muito me ajudou na vida. Obrigadoooooo,gênio pic.twitter.com/BywW7hlOqA
— Milton Neves (@Miltonneves) October 13, 2024
Morreu Washington Olivetto. Se a notícia não for manchete do The New York Times amanhã, com direito a obituário na primeira página, Ele certamente ficará muito decepcionado, pois estará vendo tudo atentamente lá de cima, com deus, agora sentado do Seu lado direito, e tendo sido…
— Barbara Gancia (@barbaragancia) October 13, 2024
Hoje faleceu um dos caras me inspirou muito no meu ofício. Vá com Deus Washington Olivetto! Sempre te admirei muito.
— Fernando Boreiko (@bore) October 13, 2024
Morreu Washington Olivetto, gênio da publicidade. Ele criou o termo “vice-liderança” para valorizar o segundo lugar do SBT, quando sua agência tinha a conta da emissora.
Foi responsável por alguns dos mais icônicos comerciais da TV brasileira.— Sandro Nascimento (@SandroNascimm) October 13, 2024
O mundo da comunicação e publicidade perdeu um ícone hoje. Descanse em paz, Washington Olivetto
— mari (@Mbufani) October 13, 2024
Por muito tempo eu quis muito estudar publicidade por causa do Washington Olivetto.. ele foi o maior que tivemos
Descanse em paz.
— Ju (@tantasbesteiras) October 13, 2024
Alô, Alô… W/Brasil. Morreu Washington Olivetto, 73. A publicidade brasileira de luto. O Brasil de luto. Puxa, fez parte da minha infância e adolescência. Quem não se lembra da super campanha da Rider? Ou do garoto Bom Bril? Pois é… o Brasil tá menos criativo.
Que ano!!! pic.twitter.com/vrOGPIN8C6
— Paulo Sergio (@paulosergio) October 13, 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Washington Olivetto: veja às reações à morte do publicitário no site CNN Brasil.