Análise: China está armada e pronta para guerra comercial 2.0 com Trump

Em 2018, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump iniciou uma guerra comercial com Pequim, a economia chinesa estava em alta. Houve até rumores de que ela poderia em breve ultrapassar os Estados Unidos como a maior do mundo.

Agora, com Trump a meses de retomar o cargo, o que parecia ser uma força indestrutível foi bastante diminuída. Já a China, lidando com desafios de propriedade, dívida e deflação, não parece pronta para outra luta.

Mas as aparências enganam.

A liderança chinesa está melhor equipada para lidar com a possibilidade real de Trump cumprir sua promessa de impor tarifas de mais de 60% sobre produtos vendidos aos EUA, de acordo com economistas e analistas, por meio de uma combinação de diversificação comercial, retaliação direcionada contra empresas americanas e apoio ao consumo doméstico.

“A China vem se preparando para este dia há algum tempo. Os EUA são muito menos importantes para sua rede comercial (do que eram antes)”, disse Dexter Roberts, autor do boletim informativo Trade War e integrante sênior do Atlantic Council.

Em parte devido à primeira guerra comercial que continuou sob o presidente Joe Biden, Pequim, assim como as empresas chinesas, já começaram a reduzir ativamente sua dependência comercial dos Estados Unidos. O impacto é visível nos dados comerciais e ocorreu em alta velocidade.

Em 2022, o comércio bilateral estava em um recorde. Mas no ano passado, o México ultrapassou a China como o maior exportador de mercadorias para os Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Comércio. A China manteve essa posição por 20 anos antes de suas exportações para os Estados Unidos caírem 20%, para US$ 427 bilhões no ano passado.

Pouco menos de 30% das exportações da China foram para os países ricos do Grupo dos Sete (G7) no ano passado, abaixo dos 48% em 2000, de acordo com a Matthews Asia. É por isso que, apesar de vender menos para os Estados Unidos, a participação da China nas exportações globais está agora em 14%, acima dos 13% antes das primeiras tarifas de Trump.

Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (22), Wang Shouwen, negociador internacional e vice-ministro do comércio, disse aos repórteres: “Temos a capacidade de resolver e resistir ao impacto de choques externos”.

O que é improvável que esteja no arsenal de retaliação da China são os grandes e chamativos movimentos como a venda de títulos do Tesouro dos EUA (dos quais a China é o segundo maior detentor do mundo) ou uma grande desvalorização de sua moeda yuan, que perdeu 12% de seu valor em relação ao dólar americano nos últimos três anos, à medida que o ímpeto do crescimento desacelerou.

“Essas medidas drásticas não ajudariam”, disse Andy Rothman, estrategista da China na Matthews Asia, à CNN. “O lado chinês normalmente não tende a retaliar diretamente dessa forma”, ele acrescentou.

Retaliação direcionada

Não espere uma simples retaliação nas tarifas, disse Liza Tobin, diretora sênior de economia do Special Competitive Studies Project, um think tank dos EUA. Em vez disso, a resposta de Pequim provavelmente será mais direcionada e assimétrica.

“Eles já estão espremendo empresas estrangeiras que operam na China, e podem aumentar a pressão sobre empresas americanas, selecionando alvos que querem empurrar para fora do mercado chinês de qualquer maneira”, ela afirmou.

Em setembro, Pequim disse que estava investigando a varejista de moda PVH Corp, dona da Calvin Klein e Tommy Hilfiger, por se recusar a obter algodão da região de Xinjiang — onde a China foi acusada de realizar abusos generalizados de direitos humanos — em uma ação que pode levar a sanções a uma empresa americana com grandes interesses comerciais em Pequim.

No ano passado, a polícia chinesa invadiu o escritório de Xangai da Bain & Company, uma consultoria de gestão dos EUA, em um desenvolvimento que alarmou a comunidade empresarial americana em geral.

Logo após essa visita, a mídia estatal revelou que autoridades de segurança invadiram vários escritórios da empresa de consultoria internacional Capvision, sediada em Xangai e Nova York.

Represálias contra empresas ou indústrias agrícolas dos EUA seriam muito mais prováveis ​​do que a China vender seus vastos ativos de notas do Tesouro dos EUA em resposta, dizem os economistas. Isso porque o mercado para tais notas é profundo e líquido, sem escassez de compradores. Vendê-las também pode prejudicar os próprios interesses de Pequim.

Reduzir o valor da moeda yuan também pode ajudar as exportações chinesas, se Trump impuser novas tarifas, mas analistas também não acreditam que essa medida esteja nos planos.

“É improvável que os formuladores de políticas vejam uma desvalorização como algo que vale os vários custos”, disse Sean Callow, analista sênior de câmbio da ITC Markets.

Uma desvalorização repentina em agosto de 2015 gerou turbulência no mercado de ações, ele afirmou. Nos últimos meses, o governo chinês indicou que quer reforçar a confiança em seus mercados de ações, tanto para investidores domésticos quanto para apresentar a China ao mundo como um destino atraente para investimentos.

O governo também quer que o yuan seja visto como uma alternativa confiável ao dólar americano para os gestores de reservas dos bancos centrais, especialmente aqueles abalados pelos congelamentos de ativos russos pelos EUA e pela Europa desde 2022, disse Callow.

Limpando a casa

A China não é o único alvo das tarifas pretendidas por Trump.

Ele propôs uma tarifa de 10% a 20% sobre todos os bens importados, um aumento significativo da média atual de 2% ou, em muitos casos, zero. Ele também flutuou uma tarifa de 100% ou 200% sobre carros feitos no México ou sobre produtos feitos por empresas que transferem a fabricação dos Estados Unidos para o México.

Com tarifas de 60%, vários economistas calcularam que o imposto sobre importações para os Estados Unidos poderia cortar a taxa de crescimento econômico da China pela metade. As propostas de tarifas de Trump também custariam à família típica dos EUA mais de US$ 2.600 por ano, de acordo com uma análise separada do Peterson Institute.

Mas a China, um país de 1,4 bilhão de pessoas, também tem um enorme mercado consumidor doméstico que pode ser procurado se jogar suas cartas corretamente.

“A melhor resposta às tarifas que Pequim pode dar é colocar sua própria casa em ordem, restaurando a confiança entre os empreendedores chineses, que respondem por 90% do emprego urbano e pela maior parte da inovação”, disse Rothman.

“Isso aumentaria a confiança do consumidor, o que levaria a um consumo doméstico mais forte, o que atenuaria o impacto das exportações mais fracas para os EUA”, ele acrescentou.

No mês passado, o Gabinete Nacional de Estatística anunciou que a economia havia se moderado ainda mais nos meses de julho a setembro, sobrecarregada pelo consumo fraco, causado em parte por problemas contínuos no mercado imobiliário.

O produto interno bruto cresceu 4,6% no período de três meses, em comparação com o ano passado. O governo está mirando um crescimento de cerca de 5%.

A economia da China está lutando com uma série de problemas. Após um verão de dados sombrios, o líder chinês Xi Jinping finalmente decidiu seguir em frente com um pacote de estímulo muito necessário, focado principalmente em medidas monetárias, na última semana de setembro.

Outras medidas, que decepcionaram muitos, foram anunciadas no início deste mês.

Larry Hu, economista-chefe da China no Macquarie Bank, escreveu em um relatório de pesquisa recente que movimentos maiores podem ter que esperar até que as tarifas de Trump sejam anunciadas, o que pode acontecer assim que ele assumir o cargo em janeiro.

“Se as exportações entrarem em colapso, os formuladores de políticas não terão escolha a não ser aumentar o estímulo para o próximo nível e a política habitacional será a chave a ser observada. Mas a história sugere que Pequim tende a reagir à situação real… não preventivamente”, ele afirmou.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: China está armada e pronta para guerra comercial 2.0 com Trump no site CNN Brasil.

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