Família brasileira tem passaportes e dinheiro furtados após apartamento alugado ser invadido na Grécia: ‘Tudo de mais valioso’


Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, a família estava em um restaurante ao lado do apartamento quando a invasão aconteceu. Família brasileira sofre prejuízo de R$ 5 mil após ter apartamento alugado furtado na Grécia
Reprodução
Uma família de Sorocaba (SP) sofreu um prejuízo de R$ 5 mil após o apartamento em que estava hospedada, na Grécia, ser furtado. O caso ocorreu na sexta-feira (26).
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Ao g1, uma das vítimas, que preferiu não se identificar, informou que está viajando pela Europa e ficou em Atenas entre quarta-feira (24) e sábado (27) em um bairro próximo aos principais monumentos da cidade.
Segundo a vítima, a família estava em um restaurante ao lado do apartamento quando a invasão aconteceu. “O apartamento não foi arrombado, entraram pela porta da frente com as próprias chaves. Ou seja, estávamos totalmente desprotegidos”, lamentou.
Ao chegar no apartamento, a família encontrou o local bagunçado e notou que foram levados cartões de crédito, dinheiro, celulares e todos os passaportes. Três adultos, um idoso e duas crianças estavam hospedados no apartamento.
A hóspede critica o sistema de check-in da plataforma utilizada para reservar o apartamento. “Existe uma caixa na frente da porta com um código para abrir e retirar as chaves, mas qualquer um pode alugar por um dia e fazer cópias dessas chaves. Ou seja, nenhuma segurança”, relata.
Conforme o relato da vítima, além do estresse causado pela situação, a família tinha um prazo para registrar boletim de ocorrência e tirar novos passaportes, pois embarcaria em um navio no dia seguinte. “O boletim de ocorrência, nessas situações, deve ser feito na delegacia de polícia do turista. Fizemos o BO e eles nos informaram que esse tipo de crime está muito comum”, explicou.
Após auxílio da embaixada brasileira, a família conseguiu emitir novos passaportes para seguir viagem. A vítima explica que, no exterior, a emissão de um novo passaporte para adulto custa €132 – aproximadamente R$ 830 cada – e €88 para crianças – cerca de R$ 560.
“Tudo de mais valioso eles levaram […] Uma viagem programada há um ano, não é uma viagem fácil de fazer, é uma viagem que requer toda uma programação, requer muito gasto. Então, foi um ano se preparando para essa viagem e nós tivemos que, em 12 horas, correr para tomar todas as providências”, desabafa.
Em nota, o Airbnb, plataforma utilizada pela família para reservar o apartamento, informou que a hóspede comunicou o caso nesta segunda-feira (29) e que está em contato com ela para oferecer apoio.
A empresa ressaltou que “problemas como esse são raros e o Airbnb leva estes casos a sério”, além de oferece proteção gratuita para hóspedes e anfitriões, por meio de equipes de atendimento que operam 24h por dia.
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