Trump quer ver Putin “fazer um acordo” para acabar com a guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que quer ver o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “fazer um acordo” para acabar com a guerra na Ucrânia, afirmando novamente que imporia tarifas secundárias ao petróleo russo, se necessário.

“Quero vê-lo fazer um acordo, para que impeçamos que soldados russos, ucranianos e outras pessoas sejam mortas”, disse Trump no Salão Oval nesta segunda-feira (31).

“Quero ter certeza de que ele cumpra, e acho que ele fará. Não quero impor tarifas secundárias ao seu petróleo”, acrescentou. “Mas acho que, sabe, é algo que eu faria se achasse que ele não estava fazendo o trabalho. Fiz isso com a Venezuela.”

No fim de semana, Trump declarou à NBC: “Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia, o que pode não ser, mas se eu achar que foi culpa da Rússia, vou colocar tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia.”

Trump também reiterou sua frustração com a Ucrânia em função um suposto recuo de Zelensky sobre o acordo de minerais de terras raras.

“Fizemos um acordo para terras raras. Estava tudo pronto. E eu ouvi através de vocês”, disse Trump, referindo-se à imprensa.

“Eu não falei com eles ainda, mas através de vocês, eu ouvi que eles agora dizem, bem, eu só farei esse acordo se entrarmos na Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] ou algo assim. Número um, isso nunca foi discutido. Número dois, eu acho que vai ser muito – muito antes de Putin, eles disseram que você não entraria na Otan”, acrescentou Trump, se referindo à Ucrânia.

“Essa é provavelmente a razão pela qual a guerra começou, na verdade”, concluiu o presidente americano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump quer ver Putin “fazer um acordo” para acabar com a guerra na Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.