Paraná supera meta de cobertura vacinal para seis imunizantes

Paraná supera meta de cobertura vacinal para seis imunizantes

O Paraná atingiu no ano passado a maior cobertura vacinal para crianças menores de dois anos desde 2015. De acordo com um balanço parcial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a meta de imunização foi superada para seis vacinas do Calendário Nacional. O levantamento divulgado nesta quinta-feira, 9, contabilizou as aplicações registradas até 1º de novembro.

No caso de imunizantes com meta de 90%, a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, atingiu 100,4%. Já a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, chegou a 93,6% de cobertura, e a HPV registrou 116,6% para as meninas e 109,2% para os meninos.

  • Veja também: Cuidados com a leptospirose devem ser redobrados no verão

No caso de vacinas com meta de 95%, a hepatite B (em bebês menores de 30 dias) ficou com 103,1% de cobertura, enquanto a pneumocócica 10-valente, que combate a bactéria causadora de pneumonia e meningite, alcançou 95,9% e a primeira dose do tríplice viral atingiu a marca de 100,09%.

De acordo com o Governo do Paraná, ações e capacitações de profissionais estão entre os fatores que levaram ao aumento da cobertura vacinal. Uma das medidas, por exemplo, foi a aplicação de vacinas diretamente nas escolas estaduais.

O secretário de estado de Saúde, Beto Preto, também frisou o trabalho junto aos municípios. Ele reforçou que o estado vive o melhor momento de imunização em 10 anos.

Já para as demais vacinas, o Paraná fechou 2024 abaixo da meta. A cobertura foi de 81,27% para febre amarela (para crianças até 12 meses), 91,8% para hepatite A, 90,6% para vacina meningocócica conj. C (menores de 1 ano), 94,3% para pentavalente (menores de 1 ano) e 93,0% no caso do imunizante contra poliomielite (menores de 1 ano).

Em todos estes casos, a meta nacional é de 95%. Para 2025, o secretário reforça que o desafio permanece.

Em todo o Paraná, são 1850 salas de vacinação.

Reportagem: Bárbara Hammes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.