Rio de Janeiro registra o primeiro caso de dengue tipo 3 no ano

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso de dengue tipo 3 no Estado em 2025. A vítima é uma uma mulher de 60 anos e o caso segue em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Lacen-RJ.

Dois casos do mesmo sorotipo foram registrados no ano passado, um em Paraty, na região da Costa Verde, e outro em Maricá, na região metropolitana II, mas não há circulação predominante do tipo 3 no estado desde 2007, ou seja, existe uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo da doença.

A Superintendente de Emergência e Saúde Pública da Secretaria do Estado de Saúde, Silvia Carvalho, afirmou que o sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos demais, mas levanta uma necessidade de maior vigilância.

De acordo com Silvia, como este sorotipo não circulava de forma predominante no Estado já há alguns anos, o registro alerta a possibilidade de um aumento na intensificação de casos desta variante, podendo acarretar em um número maior de pessoas adoecidas.

A Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, afirmou que a pasta vai manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas caso identifique a circulação no estado.

Além disso, também afirma que mantém um monitoramento junto com os municípios desde o final de 2024, realizando a capacitação com os profissionais de saúde para o atendimento a casos suspeitos.

Neste ano, a SES-RJ iniciou as oficinas regionais, com objetivo de tirar dúvidas sobre as medidas que devem ser adotadas pelos profissionais dos municípios, mesmo em um período de baixa transmissão. Esses encontros já aconteceram nas regiões metropolitanas I e II.

Número de casos de dengue registrados anteriormente

Mais de 300 mil casos de dengue foram notificados em 2024, e no ano passado, o estado do Rio viveu uma epidemia de dengue. Foram contabilizados 302.674 casos prováveis, 9.726 internações e 232 óbitos em todo o estado.

Somente na cidade do Rio de Janeiro foram registrados 111.114 casos, na sequência, Volta Redonda, com 22.705 mil registros, e Campos dos Goytacazes, com 19.588 casos.

Fique atento aos principais sintomas

  • Febre alta (maior que 38°C);
  • Dor no corpo e articulações;
  • Náuseas e vômitos,
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Para a Secretaria de Estado de Saúde o combate aos focos do aedes aegypti é a ação prioritária. O Governo do Rio, por meio da SES-RJ, vai manter o monitoramento de casos e a campanha “Contra a dengue todo dia”, prevista no Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses, em apoio aos 92 municípios, com alertas e orientações sobre a doença.

Além disso, reforça informações à sociedade sobre prevenção, destacando a importância da vistoria semanal para evitar água parada em latas, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas e pratos sob vasos de plantas.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rio de Janeiro registra o primeiro caso de dengue tipo 3 no ano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.