‘Animais olímpicos’: veja espécies que são destaque na ginástica artística


Votação será feita no perfil do Terra da Gente no Instagram. Ao todo, quatro espécies competem na modalidade. Animais realizam movimentos acrobáticos por diferentes razões
Arte TG
A ginástica artística é uma das grandes modalidades dos Jogos Olímpicos, na qual os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos como barras assimétricas e trave de equilíbrio. Movimentos que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Ao todo, o Brasil possui sete medalhas na modalidade em toda a história das Olímpiadas, sendo dois ouros, três pratas e dois bronzes. Na última terça-feira (30), a equipe feminina da modalidade garantiu um bronze inédito para o Brasil.
Por meio de votações no perfil do Terra da Gente no Instagram (@terradagente), os fãs do programa poderão votar no animal que venceria uma competição na modalidade escolhida. A modalidade desta quarta-feira (31) é a ginástica artística.
Na disputa da natureza, os competidores selecionados foram: a rendeira (Manacus manacus) , o golfinho-rotador (Stenella longirostris), a rã-de-corredeira (Hylodes asper) e as aranhas armadeiras do gênero Phoneutria.
Confira as habilidades de cada espécie e vote no seu palpite de melhor ginasta:
Rendeira
Os machos da rendeira (Manacus manacus) são verdadeiros mestres da conquista e fazem uma apresentação especial para seduzir potenciais parceiras. Nela, o macho estufa as penas da garganta, parecidas com uma barba, e voa rapidamente para frente e para trás, fazendo acrobacias no ar.
Macho de rendeira ‘dá show’ com piruetas para seduzir parceira
Leonardo Vilela/TG
O barulho do bater das asas nas costas é semelhante àquele produzido na confecção da renda, daí o nome rendeira. Depois de acasalar, a fêmea constrói sozinha o ninho sobre córregos.
Conheça a dança das rendeiras para seduzir fêmea
Golfinho-rotador
O golfinho-rotador é um dos grandes ginastas do oceano. Seu nome não é por acaso: a espécie é famosa por suas exibições acrobáticas impressionantes. Com saltos que podem chegar aos três metros de altura, esses golfinhos realizam piruetas espetaculares, girando até sete vezes no ar.
Além da Ilha de Fernando de Noronha, no Brasil há também registro da ocorrência da espécie desde o Arquipélago de São Pedro e São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Projeto Golfinho Rotador
Os saltos não são apenas um espetáculo visual, mas também uma forma de comunicação e um meio de respirar fora d’água. Além das acrobacias, os golfinhos rotadores utilizam uma gama de sons, alguns inaudíveis para os humanos, para se comunicar com seus pares.
Rã-de-corredeira
Por sua vez, a rã-de-corredeira é uma artista do riacho, adaptada ao ambiente sonoro dele. Como o barulho da água é normalmente alto, essa pequena rã desenvolveu um estilo de comunicação único.
Rã-de-corredeira desenvolveu adaptação diferente para chamar atenção da fêmeas
Divulgação Rafael Mitsuo
Para indicar sua presença e atrair parceiros ou até intimidar rivais, o macho realiza um comportamento notável conhecido como “foot-flagging” ou “sinalização pelos pés”.
Durante essas exibições, ele ergue a perna traseira em um ângulo de 45°, esticando-a e depois a abaixando-a com precisão. Além disso, movimenta os dedos dos pés enquanto a perna está em repouso, criando um balé visual que se destaca no ambiente.
Armadeiras
Aranha-armadeira ó nome popular dado a oito espécies de aranhas do gênero Phoneutria, todas encontradas no sul da América Central e na América do Sul.
As armadeiras possuem uma posição de defesa facilmente identificável: apoiada sobre as patas traseiras, o aracnídeo levanta as patas da frente para expor as presas quando está diante de uma ameaça.
Ao se levantar, armadeira mostra os ferrões para afastar a ameaça
Marlon Oliveira/VC no TG
Segundo o biólogo Willianilson Pessoa, esse comportamento que mais parece uma pose de ginástica é a maneira dela de se defender de predadores, uma vez que fica vulnerável quando está na posição de repouso.
*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.