Vale a pena investir no esporte? CMO da XP responde

Grandes atletas e nomes do esporte mundial costumam ostentar também grandes patrocínios. As cifras impressionam os torcedores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, na realidade brasileira é comum ver atletas buscando ativamente por novos patrocinadores para se manter no esporte de alto nível.

Nos últimos Jogos Olímpicos, algumas histórias como a de Fernando Ferraz, conhecido como Balotelli, que reclamou publicamente do kit fornecido pela Puma para a disputa do declato em Paris.

Lisandro López, CMO da XP, empresa que vem apostando cada vez mais em atletas e ligas, falou sobre os resultados desse tipo de investimento. López avalia que existem diferentes tipos de retornos, alguns deles são possíveis de metrificar, outros não.

Há formas de você tangibilizar alguns elementos, de você conseguir colocar números por trás. Então, por exemplo, quando você pensa numa NFL, o que que a gente fez, uma das principais discussões que a gente teve no momento da negociação é 1como que eu faço uma pré-venda com um cartão XP?’. Porque naquele momento você gera negócio, você gera emissão de cartão, você gera primeiro um benefício pros seus clientes atuais. E você consegue metrificar quantos cartões você emitiu. Além disso, a gente negociou também uma quantidade de ingressos pra poder levar cliente e fazer mais negócios.


Lisandro López, CMO da XP

 

Mas o retorno para a marca é mais subjetivo e se soma aos valores concretos das vendas diretas. O resultado geral, para López, é positivo.

“E aí sim você tem o intangível que é a marca. Construiu pra marca? Não tenho dúvida alguma. ‘Lisandro, quantos reais foram construídos?’ É difícil metrificar. Porém, quando você junta todos os elementos é muito claro que é super positivo e que fez sentido. Agora, algumas coisas são mais objetivas e outras são mais subjetivas, mas ainda assim você consegue ter uma percepção de valor”, avaliou.

Patrocínios a atletas

Além de ser parceira da NFL e da NBA Brasil, ter vialibilizado o primeiro jogo da NFL no Brasil e estar buscando trazer uma partida da temporada regular da liga de basquete americana, a XP também investe em atletas brasileiros.

O exemplo mais recente é o patrocínio ao jovem tenista João Fonseca, de 18 anos, que é a maior promessa da modalidade no Brasil. Lisandro López explicou que esse tipo de investimento é como um casamento entre a marca e o atleta e que precisa ser muito bem trabalhado para dar certo.

“A gente é muito seletivo, né. Porque acho que quando uma marca escolhe seja uma liga, seja um time, seja um atleta, você acaba casando com isso. A nossa análise é muito profunda de valores, como é que a gente vê a maturação desse profissional, desse atleta no tempo? Acho que a escolha do João (Fonseca) foi maravilhosa, uma excelente pessoa”, afirmou.

E a escolha por João Fonseca não deve ser a última da empresa, que tem como um dos propósitos ajudar o Brasil a encontrar seus heróis, inclusive no esporte.

“O Guilherme, o fundador XP, ele sempre diz que o Brasil é um povo, um país que precisa de heróis. Então, a gente acredita muito que ter um símbolo, ter um herói nacional que leva o Brasil para fora de uma forma assim que enche o país de orgulho, fortalece o país e fortalece a economia de maneira geral. Então, de fato, é quase que um compromisso do Guilherme e da própria XP de apostar em jovens talentos para encontrar futuros heróis que vão ajudar a levar o país para frente”, explicou Lopez.

CNN Esportes S/A

Com a XP, o CNN Esportes S/A chega à 86ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vale a pena investir no esporte? CMO da XP responde no site CNN Brasil.

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