Abril deve começar com temperaturas amenas e primeiro frio do outono; veja previsão


Nova estação deve início às 6h01 de quinta-feira (20) e deve ser de temperaturas acima da média em boa parte do país. Sul do Brasil pode ter primeiro frio mais expressivo outono.
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O mês de abril deve começar com temperaturas mais amenas no Sudeste e o primeiro frio mais expressivo da estação, principalmente no Sul.
Na segunda-feira (31), uma nova frente fria deve voltar a provocar chuva no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul.
“Até o fim da próxima semana, esse sistema deve passar pelo Sudeste, trazendo esse ar mais frio”, prevê Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
O frio deve ser sentido de maneira realmente mais intensa apenas no Sul, principalmente na região da Campanha e Serra Gaúcha. No Sudeste, a frente fria deve deixar as temperaturas mais amenas.
“No Sudeste não dá para falar em frio, mas realmente o cenário vai mudar”, analisa o meteorologista.
Ele ainda explica que, por ser uma previsão um pouco mais a longo prazo, os modelos ainda divergem sobre o dia que o frio deve começar.
A expectativa é que as temperaturas comecem a ficar mais baixas a partir do fim da próxima semana, ainda na primeira quinzena do mês.
Apesar da previsão de temperaturas mais amenas, a tendência, segundo a Climatempo e também o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que mês seja de marcas acima da média. (veja mais informações abaixo)
Mega secas aumentam no mundo, e Brasil fica no top 10 das mais severas; veja mapa
Calor nos últimos dias de março
De acordo com Luengo, os últimos dias de março devem ser marcados por temporais em todo o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina, do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
🌦️Uma sequência de duas frentes frias deve deixar o tempo instável na região.
Já no Sudeste, a expectativa é que o tempo se mantenha parecido com o observado nas últimas semanas, com calor e chuvas mais isoladas.
No sábado (29), a frente fria deve ser afastar, mas não vai se deslocar em direção ao Sudeste. Ainda deve chover forte em grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Também há possibilidade de chuva em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
No Norte e no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue levando muita chuva para os estados dessas regiões.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
Outono começou nesta semana; veja tendências para a nova estação
Tendências para o outono
A transição entre o verão e o inverno, normalmente caracterizada por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas, vai se estender até às 23h42 de 20 de junho.
De acordo com a Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é uma estação de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano. (veja nos mapas abaixo)
Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, apesar do calor previsto, o país deve ter dias de grande amplitude térmica. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.
Tendências para o outono.
Arte/g1
Como fica o tempo nos meses de outono?
Além da tendência geral para a estação, os meteorologistas da Climatempo detalham como o tempo deve ficar em cada mês do outono.
Confira abaixo a previsão para o período:
Abril
Previsão de temperaturas acima do normal, principalmente nas regiões mais centrais do país e no Nordeste.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter temperaturas mais baixas do que o normal, o que não anula entradas de ar quente mais significativas.
Muita chuva prevista para o Sul, entre Santa Catarina e sul do Paraná, e também no leste de São Paulo.
Temperatura deve subir aos poucos durante o mês no Centro-Oeste, à medida que a chuva for reduzindo.
No Norte a tendência é de temperaturas entre a média e um pouco acima da média.
Costa norte deve ter chuva dentro da média, com exceção do Alto Rio Negro e Solimões, que devem registrar grandes volumes de chuva.
Temperaturas nos meses de outono.
Arte/g1
Maio
Mês deve ser mais quente que a média, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas acima do normal e chuvas abaixo na média.
Apesar do calor previsto, ainda não há indicativo de grandes ondas de calor nesse mês.
O que vai predominar no mês são os períodos quentes e secos.
Chuva volumosa na costa norte, especialmente entre o norte do Pará e o Maranhão.
Chuva nos meses de outono.
Arte/g1
Junho
Último mês do outono deve ser de temperaturas um pouco acima da normalidade e de tempo muito seco.
As entradas de ar frio devem ser mais frequentes, especialmente no Sul.
Mês ainda deve ser de predomínio de dias de tempo seco e com temperaturas acima da média.
As condições de chuva devem ficar na média ou um pouco abaixo da média em boa parte do país.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.