
Com alta de 2% em fevereiro, a indústria paranaense teve o segundo melhor resultado do país, atrás apenas de Pernambuco, que cresceu 6,5% no período. Os dados, divulgados nesta terça-feira (8), são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês, dos 13 segmentos do estado, nove tiveram resultados positivos. O destaque foi o setor de fabricação de produtos químicos, com crescimento de 25,4%. Na sequência aparecem a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (18,4%) e fabricação de móveis (12,6%).
No acumulado do ano, o Paraná registra o terceiro melhor resultado nacional, com 3,3% de crescimento, atrás de Santa Catarina (7,6%) e do Rio Grande do Sul (3,5%). A média nacional, no período, foi de 1,4%.
Entre os setores que contribuíram para o bom desempenho estão o de fabricação de máquinas e equipamentos (14,1%), fabricação de produtos minerais não metálicos (9,4%) e fabricação de produtos de metal – exceto máquinas e equipamentos (9%).
Nos últimos 12 meses, a indústria paranaense cresceu 4,1%, resultado acima da média brasileira (2,6%). O resultado foi o quinto melhor do país, atrás de Santa Catarina (7,7%), Pará (5,7%), Ceará (5,4) e Mato Grosso (4,3%).
Informação: Vanessa Fontanella