Quatro contrabandistas, que se declararam culpados de acusações de posse ilegal e tráfico de animais selvagens vivos, voltaram ao tribunal para serem julgados após uma tentativa de transporte de milhares de formigas vivas do Quênia para venda em mercados de animais exóticos na Europa e na Ásia.
O caso, que aconteceu nesta terça-feira (15), envolveu dois belgas, um vietnamita e um queniano, e já é considerado um marco para o Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS).
O serviço informou que as autoridades interceptaram formigas-rainhas vivas, incluindo da espécie Messor Cephalotes, também conhecida como formiga-colheitadeira-gigante-africana, que estavam escondidas em tubos de ensaio e seringas modificadas.
Veja o Vídeo:
Já um documento judicial visto pela Reuters, afirma que as autoridades interceptaram cerca de 5 mil formigas-rainhas embaladas em 2.244 contêineres, com um valor de mercado de cerca de 1 milhão de xelins quenianos (cerca de R$45.960,33).
O tribunal adiou o caso para o dia 23 de abril, data em que analisará os relatórios de pré-sentença do Serviço de Vida Selvagem, dos Museus Nacionais do Quênia e do agente de condicional. Atualmente, enquanto aguardam a decisão do júri, os contrabandistas estão presos no país africano.
Uma fonte do comércio de formigas, que pediu para não ser identificada, disse que os fornecedores precisavam de uma licença do Serviço de Vida Selvagem e de um certificado sanitário para exportar as formigas Messor Cephalotes, além de que a espécie, nativa do Quênia, era muito procurada e difícil de obter.
A fornecedora britânica especializada AntsRUs, descreveu que muitas pessoas sonham com essa espécie, e que ela é “verdadeiramente incrível de se observar visualmente”:
“Messor Cephalotes é a espécie dos sonhos de muitas pessoas. As rainhas têm cerca de 20 a 24 mm de comprimento e uma bela coloração vermelha e marrom/preta”, completou.
O AntsRUs lista o preço de uma rainha viva dessa espécie em 99,99 libras (cerca de R$779,08), embora elas estejam fora de estoque no momento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Contrabandistas de formigas gigantes vivas são julgados no Quênia; entenda no site CNN Brasil.